Concertos Petrobras-EPTV abrem as comemorações do aniversário de Artur Nogueira

Neste domingo, dia 2 de abril, às 19 horas, no Teatro O Fingidor, da Escola Modelo, os Concertos Petrobras-EPTV oferecem ao público momentos inesquecíveis, na abertura do mês de aniversário de Artur Nogueira. Com entrada franca, os Concertos Petrobras-EPTV levarão ao público um extraordinário repertório para cordas, com obras de Anton Arensky e Franz Schubert. Os ingressos antecipados já estão disponíveis no Centro Cultural Tom Jobim, no centro da cidade.

Pablo de León (violino), Cristiane Cabral (violino), Horácio Schaefer (viola), Roberto Ring (violoncelo) e André Micheletti (violoncelo) apresentarão um programa que chama a atenção por sua combinação instrumental rara, com um par de violoncelos. Demonstrando um enorme entrosamento artístico e pessoal, abrirão o concerto com o Quarteto para cordas nº 2 em lá menor, Op. 35, do compositor russo Anton Arensky, para um violino, uma viola e dois violoncelos (em lugar do consagrado quarteto de cordas formado por um par de violinos, viola e violoncelo).

Ao privilegiar o violoncelo, é bem provável que Arensky tivesse em mente uma das mais belas criações incluindo dois violoncelos de todo o repertório de câmara, o Quinteto de cordas em dó maior D. 956, do austríaco Franz Schubert, que encerrará o concerto.

Músicos de excelência no cenário brasileiro e internacional, Pablo de León (violino), Cristiane Cabral (violino), Horácio Schaefer (viola), Roberto Ring (violoncelo) e André Micheletti (violoncelo) estão entre os mais destacados do país. Desenvolvem intensa atividade apresentando-se com solistas mundialmente renomados como os pianistas Emmanuel Strosser (França), Roglit Ishay (Israel) e Cristian Budu; os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Cláudio Cruz, Isabelle van Keullen (Holanda) e Hagai Shaham (Israel); os clarinetistas Romain Guyot (França) e Paulo Sérgio Santos; e grupos camerísticos internacionais como o Quarteto de Leipzig.

Serviço

Concertos Petrobras-EPTV com:
Pablo de León, violino
Cristiane Cabral, violino
Horácio Schaefer, viola
Roberto Ring, violoncelo
André Micheletti, violoncelo
Artur Nogueira – 2 de Abril (domingo) – 19h
Teatro da Escola Modelo
Avenida XV de Novembro, 194, Jardim Boa Vista. Mais informações: 3827-9700, ramal 9855.
Entrada Franca. Retirada de ingressos antecipados no Centro Cultural Tom Jobim (Rua São Sebastião s/n, Centro).

Programa

A. Arensky (1861 – 1906)
Quarteto para cordas nº 2 em lá menor, Op. 35
F. Schubert (1797 – 1828)
Quinteto para cordas em dó maior D. 956
Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos

 

Comentários