Conchal conquista Selo Amigo Idoso

Além de conquistar, pela segunda vez, o Selo Amigo da Criança, o município de Conchal conquista, agora, o Selo Amigo do Idoso. O programa foi instituído pelo Governador do Estado, em 2012, e reúne ações de inclusão social, desenvolvimento, atenção à saúde, educação e lazer. São 11 secretarias de estado envolvidas, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Assinaram o Termo de Adesão ao programa 637 municípios, que se comprometeram a realizar as ações previstas em regulamento.

Para ter direito ao Selo, o prefeito deve cumprir quatro etapas que começam com a adesão ao Programa até chegar ao Selo Pleno. Em seguida, criar o Conselho Municipal do Idoso, cujo papel é fiscalizador.

A prefeitura também deve comprometer-se a traçar plano de metas, fazer o diagnóstico das políticas já existentes e incluir ações nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, por exemplo. Depois, o município tem de apresentar avaliação e diagnóstico dos benefícios implantados previstos no programa. Aquele que se compromete com os critérios para a aquisição do Selo Pleno recebe recursos do Fundo Estadual do Idoso. O Programa São Paulo Amigo do Idoso também prevê o repasse de recursos para construção de dois importantes equipamentos da área de assistência social: Centro Novo Dia e Centro Conviver.

 

Comentários