Cultura abre inscrições para Oficina de Fotografia Documental

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abre nesta segunda-feira, 2 de julho, inscrições para Oficina de Fotografia Documental. A atividade é realizada em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo e ocorre entre os dias 4 de agosto a 1º de setembro, aos sábados, das 09h00 às 12h00 na Casa da Cultura João Torrecillas Filho.

São disponibilizadas 20 vagas destinadas a maiores de 16 anos. A oficina é voltada ao público que já possui conhecimentos básicos de fotografia e com interesse em se aprofundar na fotografia tanto do ponto de vista da linguagem quanto do ponto de vista técnico. Para tanto, serão abordadas as particularidades da fotografia documental sempre a partir da referência visual do trabalho de algum artista, garantindo ao aluno uma melhor compreensão da questão abordada. Ao final da oficina, espera-se que os alunos sejam capazes de escolher seus próprios temas de trabalho, bem como explorá-lo da melhor forma possível.

A coordenação é de Carolina Passoni Engler e os interessados podem se inscrever através do telefone (19) 3813.1090 até o dia 30 de julho ou até que se esgotem as vagas. A oficina é totalmente gratuita.

Sobre a coordenadora

Carolina Engler é fotógrafa há 28 anos e possui ateliê fotográfico desde 1998 (www.ateliecromo.com), onde ensina a arte da fotografia e desenvolve exposições de projetos autorais próprios e salões e eventos fotográficos. Já ministrou workshops realizados na cidade de Campinas e região. De 2006 a 2008 ministrou oficina de fotografia no Programa Resgate da Prefeitura de Campinas – Programa de Reintegração Social de Grupos de Adolescentes Através do Trabalho Educativo. Foi contemplada com o FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) em 2007 e 2008, realizando respectivamente as oficinas de fotografia ‘Descobrindo Imagens’ e ‘Sensibilização do Olhar’. De 2007 a 2015, ministrou diversos cursos para Oficinas Culturais Regional Hilda Hilst – Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A partir de 2009, implantou e passou a ministrar fotografia na Escola Comunitária de Campinas como curso curricular na modalidade de artes. Em 2011 e 2016 ofereceu curso de formação em fotografia para professores da rede municipal de Campinas, no CEFORTEPE. Em 2012 ofereceu um Workshop de Paisagens Urbanas, no MIS Campinas. Em 2013 participou do Festival Hércules Florence com o Workshop de Fotografia Noturna e do Ciclo de Palestras Imagem de um Sonho, com a palestra Fotografia autoral e processo de criação, no MIS Campinas. Desde 2013 ministra diversas oficinas no SESC Campinas e no SESC Taubaté.

 

Comentários