Defesa Civil realiza ação de conscientização sobre queimadas

No último sábado, 30 de março, a Defesa Civil de Itapira recebeu 15 meninas entre 11 e 20 anos da Entidade Paramassônica Ordem Internacional do Arco Iris para Meninas – Assembleia Lotus de Cristal nº 35 de Itapira para uma palestra sobre preparação sobre o período de estiagem e queimadas nas áreas urbanas e rurais.

O treinamento teórico e prático foi comandado pelo coordenador da Defesa Civil de Itapira Romeu Job Souza, auxiliado pelo agente Fabrício, que falou sobre formas mitigadoras de incêndios em áreas urbanas e rurais e que aumentam no período de estiagem. “As queimadas ocasionam prejuízos imensuráveis, principalmente neste período de baixa precipitação quando pessoas desinformadas ateiam fogo em folhas de arvores e outros resíduos na rua, lote ou no quintal sem qualquer controle ou critério”, informou Job. “Apenas  uma fagulha atingindo uma vegetação seca pode propagar para fragmentos de florestas preservadas, ocasionando danos irreparáveis a fauna e flora”, reforçou. Após a parte teórica, as participantes também receberam instruções básicas de combate a incêndios com práticas de uso de de extintores e mangueiras.

A Defesa Civil de Itapira mantém um trabalho de educação e prevenção a incêndios, com palestras em escolas e instituições da cidade. “Pedimos a colaboração de todos no sentido de evitar qualquer emprego de fogo em áreas urbanas e rurais. Além de todos os danos que isso pode causar, o ato também é passivo de multa e outras punições mais severas”, finalizou o coordenador.

 

Comentários