DESCUIDO PERIGOSO: É alto o índice de mulheres que faltam ao exame de mamografia

Mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos podem agendar, gratuitamente, o exame diretamente no AME de Mogi Guaçu

Uma equipe do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mogi Guaçu, composta pela enfermeira Ana Ortiz e pela médica Érika Cisi, estiveram na tarde de terça-feira (27) na Secretaria da Saúde para uma reunião sobre o absenteísmo de exames de mamografia.

Elas foram recepcionadas pela coordenadora da APS (Atenção Primária em Saúde), Viviane Negretto Bandiera e Ana Carolina de Oliveira Borges, chefe da Regulação da Secretaria da Saúde. Ambas as profissionais também fazem parte do programa “Mulheres de Peito” do AME.

As duas profissionais guaçuanas demonstraram muita preocupação com o alto índice de faltas entre as pacientes indicadas para esse tipo de exame em Mogi Mirim e outras cidades da Baixa Mogiana. Em Mogi, somente em julho, mais de 40% das mulheres que haviam marcado mamografia no AME simplesmente não compareceram e sequer justificaram as faltas.

Érika e Ana apontam que essas faltas também prejudicam quem necessita do exame e salientam que esse é um problema não é exclusivo de Mogi Mirim e que também afeta Mogi Guaçu, Estiva Gerbi e Itapira. Para tentar diminuir essas faltas, elas estão se reunindo com profissionais de saúde das quatro cidades.

“Queremos conversar muito, ouvir muito, sempre buscando sugestões que se transformem em ações conjuntas que possam diminuir o absenteísmo”, reforçou Érika.

ÍNDICE ALTO DE CURA

A médica ressalta que o exame é fundamental para o rastreio do câncer de mama, doença caracterizada pelo crescimento de células cancerígenas e que segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) é o que mais mata mulheres no Brasil.

Porém, quando diagnosticado e tratado na fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Outra boa notícia trazida pela equipe é que mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos podem agendar a mamografia diretamente no AME de Mogi Guaçu pelo telefone 0800-7790000. Além disso, não é preciso passar por um médico da rede de atenção básica ou ter pedido solicitando o exame.

A mamografia é um exame radiológico, em alta resolução, feito nas mamas, fornecendo imagens detalhadas, capazes de identificar precocemente o câncer antes mesmo que a mulher sentir os sintomas. Estima-se que uma a cada 8 mulheres desenvolvam o câncer de mama em algum momento da vida.