Dia de Campo demonstra ferramenta para auxiliar piscicultores

psicultoresNoções sobre parasitoses, monitoramento e prevenção de doenças de peixes serão apresentados na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em 30 de junho, das 8h30 às 12h30.

Durante o evento será demonstrado como colocar em prática uma ferramenta utilizada para evitar doenças, mortalidade e auxiliar na produção de peixes com qualidade.

“Será uma grande oportunidade para apresentar os trabalhos desenvolvidos em parceria entre a Embrapa Meio Ambiente, a Associação de Produtores de Itapira e Região (ASPI) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). O objetivo é formar multiplicadores em monitoramento sanitário. Este será o primeiro, de muitos outros eventos para fortalecer a parceria entre pesquisa, extensão e o campo”, explica uma das coordenadoras do evento, a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Márcia Ishikawa.
Além disso, continua a pesquisadora, serão transmitidos, especialmente aos piscicultores, os métodos de como enviar amostras ao laboratório de monitoramento, e ainda, conhecimentos de como processar e analisar os parasitos de peixes e o próprio peixe, para monitorar a sua saúde na piscicultura.

A programação terá abertura, uma apresentação teórica e visita às estações práticas demonstrativas, onde os participantes serão divididos em quatro grupos, com a participação dos monitores Jefferson de Oliveira, Dráusio Dias, Matheus dos Santos e Bruno de Souza.

Antes de se iniciar as atividades práticas, haverá um intervalo, com um café oferecido pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sidredi). “Será o momento para uma conversa mais informal entre todos os participantes do evento”, acredita Márcia.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada, antecipadamente, por meio do e-mail cnpma.eventos@embrapa.br. As vagas são limitadas para garantir a qualidade das demonstrações práticas.

Matéria: Cristina Tordin

 

Comentários