DOAÇÃO: Ambientalistas da Amigos da Cachoeira receberam o adubo orgânico doado pela Águas de Holambra

Águas de Holambra doa adubo orgânico para Amigos da Cachoeira

A área de Responsabilidade Social da Águas de Holambra entregou, nesta quinta-feira (11), 30 quilos de composto orgânico ao coletivo Amigos da Cachoeira. A ação, que mostra o comprometimento da concessionária com o meio ambiente e as boas práticas sustentáveis, foi realizada pelo analista de Responsabilidade Social Jonatan Neves. O composto foi produzido na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, localizada em Piracicaba.

Durante o encontro, membros do coletivo agradeceram o material. Na opinião do grupo, a substituição do adubo químico pelo orgânico traz muitos benefícios no plantio de mudas em geral. “O adubo está em testes para fins agrícolas, mas já pode ser utilizado para plantio de recomposição de matas. É um produto que trará vários benefícios ambientais e para agricultura da região”, afirmou Jonatan.
A Amigos da Cachoeira é um coletivo de ambientalistas que atua há mais de cinco anos na restauração e preservação da natureza da região da Mata da Cachoeira, localizada na Fazenda Atlas, em Holambra.

O COMPOSTO ORGÂNICO
O lodo utilizado no adubo orgânico é um subproduto do esgoto. Após passar pelo Secador de Lodo à luz solar – uma espécie de estufa localizada na ETE Bela Vista – perde cerca de 70% da água. Depois, é misturado com material estruturante, resultado das podas feitas na cidade. Ao final, o resultado de todo o processo é destinado à agricultura. A compostagem é o processo mais adaptado para tratar resíduos orgânicos. Com ela, é possível estimular a decomposição de materiais orgânicos e a redução de contaminantes como patógenos e metais pesados para se obter um material estável, rico em matéria orgânica humificada e nutrientes minerais

 

Comentários