Emoção marca apresentação do Coral Balangandã para idosos

Eventos aconteceram na manhã de terça-feira e foram bem avaliados

A manhã da última terça-feira (2) foi marcada por um misto de alegria e emoção em três instituições que abrigam e recebem idosos em Itapira por conta das apresentações dos alunos do Coral do Projeto Balangandã. A ação, batizada de ‘Mais Música’, levou a arte do Canto Coral aos velhinhos do Lar São Vicente de Paulo e da Casa de Repouso Allan Kardec, além do Centro Dia do Idoso.

A iniciativa teve por objetivo levar um pouco de música às instituições que atendem e cuidam dos idosos, locais que geralmente são carentes desse tipo de atividade cultural. “Foi muito positivo, até superou nossas expectativas. Creio que realmente conseguimos atingir nosso objetivo de oferecer uma manhã diferente aos idosos”, comentou o coordenador administrativo do Balangandã, Paulo Bazani.

Cada apresentação teve duração aproximada de 20 minutos e, ao todo, quase 200 idosos foram beneficiados com a iniciativa. “Foi muito emocionante, mesmo. Recebemos um feedback muito interessante dos alunos, que disseram que se emocionaram e ficaram sensibilizados ao perceberem a alegria dos idosos. Isso também vai de encontro a um dos objetivos do projeto, que é desenvolver e reforçar a afetividade”, destacou a professora e coordenadora artística Letícia Fernandes.

De acordo com os coordenadores do Balangandã, as instituições atendidas foram muito receptivas com o grupo e, inclusive, já houve pedidos para novas apresentações no segundo semestre. “Com certeza vamos voltar. Gostaríamos também de agradecer à Secretaria Municipal de Promoção Social que nos apoiou com a cessão de transporte e de lanches”, finalizou Bazani.

O Projeto Balangandã oferece atividades gratuitas de Canto Coral e Musicalização, além de manter um polo do Coro para adultos na entidade CAHEK (Casa dos Amigos ‘Helen Keller’), que atua no suporte a deficientes visuais. O objetivo geral é estimular potencialidades de cada indivíduo, proporcionando vivências por meio de práticas musicais e corporais que buscam o resgate e a continuidade de brincadeiras e músicas, apropriando-se principalmente do repertório da cultura da infância e do folclore brasileiro.

O Projeto Balangandã é realizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e com patrocínio do Laboratório Cristália e Haes. As atividades podem ser acompanhadas pelas redes sociais – página oficial no Facebook (www.facebook.com/projetobalanganda) e pelo Instagram (@projetobalanganda). Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail contato@balanganda.art.br ou pelo telefone/WhatsApp (19) 9.8110-8181.

 

Comentários