Enfermeiros passam por curso sobre bota “Unna”

Capacitação será realizada no auditório da Secretaria da Saúde na próxima quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) estará realizando, na próxima quinta-feira (26), um curso de capacitação para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para o uso da bota “Unna”.

O curso começa a partir das 8h00 no auditório da Secretaria e são esperados mais de 30 profissionais da rede de atenção básica à Saúde, CEM (Centro de Especialidades Médicas) . O curso será ministrado pela doutora em enfermagem, Rosilene Guimarães. A bota de “Unna” é um curativo de compressão, feito de algodão e que traz óxido de zinco em sua composição.

Em 2022, os enfermeiros e auxiliares já haviam passado por um curso de capacitação e tratamento de feridas, mas, à época, não foi oferecido a bota de “Unna”. Segundo resolução do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), cabe aos enfermeiros a realização da terapia de compressão (elástica ou inelástica), de acordo com o diagnóstico médico, especialmente em casos de úlceras venosas ou mista, além de linfedemas (obstrução do sistema linfático).

Após o curso, os enfermeiros, devidamente habilitados, poderão avaliar, prescrever e executar a aplicação e a remoção da terapia da bota de “Unna”. Além dessa nova técnica oferecida nas UBSs, vale destacar que a Secretaria de Saúde também oferece o ambulatório de feridas.