Escolas de Jaguariúna preparam festa em homenagem ao “Dia das Mães

O Centro Educacional Infantil (CEI) “Professora Oscarlina Pires Turato” e da EMEI Tanquinho, ambas localizadas no bairro Tanquinho Velho, zona rural do município, preparam homenagem ao dia das mães. “O trabalho foi desenvolvido com as crianças da Educação Infantil e o tema é Dia das Mães com a Participação da Família”, explica a diretora das duas unidades, Lilian Moretti.

Segundo ela, a ideia de fazer bolsinhas confeccionadas com sisal, uma planta originária do México, nasceu no projeto escolar anual Brincando e Aprendendo com o Meio Ambiente. A diretora revela que neste ano, o objetivo foi desenvolver a consciência ecológica nas crianças, estimulando nelas a criatividade e a imaginação como ferramentas que ajudem a preservar o planeta Terra.

Baseadas nisso, as professoras do CEI Oscarlina e da EMEI Tanquinho se reuniram ideias que se encaixavam com a proposta. Num primeiro momento as crianças conheceram a planta e, posteriormente, foi apresentado a elas o sisal. A partir daí, num trabalho supervisionado pelas professoras, foram confeccionadas as bolsinhas com sisal e cola, que presentearão as 90 mamães ou responsáveis das famílias das crianças que frequentam as duas escolas.

Além do presente, cada turma irá elaborar um cartão personalizado com as mãozinhas, pezinhos, digitais ou desenhos feitos pela criança. Já a mensagem foi escolhida em conjunto pelas professoras e educadoras das unidades. “A entrega desses presentes será dia 10 de maio (sexta-feira), com direito a apresentação musical para as mães e as famílias presentes, seguida de um café bem gostoso para homenageá-las”, revela a diretora.

Conforme Lílian, o Dia das Mães é uma data especial e é trabalhada no currículo escolar com o merecido destaque. Não por acaso, a tema de 2019 é “Dia das Mães com a participação da Família”. E a educadora complementa: “Em nossa sociedade existem vários tipos de organização familiar, onde avós, tios, madrinhas e padrinhos muitas vezes fazem o papel de mãe, ou seja, valorizamos as pessoas que são responsáveis por zelar, cuidar e amar as crianças”.

A secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, fala que o Dia das Mães tem uma ampla programação nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino e também nas administradas pela OSC Nisfram, onde todos os alunos farão homenagens. Você pode conferir a programação no site da Prefeitura.

 

Comentários