fbpx

Estudantes jogam xadrez gigante e vôlei pedagógico

Os alunos do colégio Integrado de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse vivenciaram na semana da criança, diversas atividades, entre elas, duas voltadas para prática esportiva, como o xadrez gigante e o voleibol.

No voleibol a experiência foi de apresentar as diferenças de aprendizagem entre educação física escolar e treinamento esportivo

No voleibol a experiência foi de apresentar as diferenças de aprendizagem entre educação física escolar e treinamento esportivo

No xadrez, o objetivo foi de apresentá-lo como condição da prática como esporte coletivo, formando-se equipes de 5 pessoas confrontado com uma outra equipe de mesmo número. O xadrez ainda mantém como filosofia a prática individual entre dois jogadores, mesmo quando disputado em equipe. Nesta proposta, a ideia inédita de transformá-lo como prática de equipe coletiva. A intenção maior, segundo o professor de educação física Adinã Fernandes Leme, responsável pelo projeto, que todos tivessem contato e a partir daí, o interesse em aprender e entender a complexidade do jogo.

No xadrez, o objetivo foi de apresentá-lo como condição da prática como esporte coletivo

No xadrez, o objetivo foi de apresentá-lo como condição da prática como esporte coletivo

O Colégio Integrado de Jaguariúna e de Santo Antônio de Posse oferece aos alunos diversas atividades no horário contrário de aulas e o xadrez é um deles. Iniciado no ano de 2013, com passagem de mais de cem alunos. Atualmente, além de ter os alunos considerados de iniciação de aprendizado, também mantém uma equipe de 25 alunos para competições regionais.

VOLEIBOL
No voleibol a experiência foi de apresentar as diferenças de aprendizagem entre educação física escolar e treinamento esportivo. Embora a idade seja a mesma, a cobrança de desempenho exige algumas diferenças. A educação física tem como objetivo apresentar a modalidade esportiva sem nenhuma cobrança, e a partir daí descobrir ou identificar (sem obrigação) os interesses dos alunos envolvidos, já no treinamento esportivo a procura para prática é de alunos interessados a compreensão maior da modalidade esportiva.  A experiência do encontro pedagógico entre alunos de educação física e equipe de treinamento é válida pelo contato com ambientes diferentes e entender suas diferenças.

Os alunos do Colégio Integrado de Santo Antônio de Posse vivenciaram esta experiência visitando e participando de um jogo pedagógico juntamente com a equipe de treinamento do projeto Sesi/Secretaria de esportes da cidade de Jaguariúna. O resultado, além de positivo colhe-se o crescimento dos alunos envolvidos e o fortalecimento da modalidade esportiva.

  

Comentários