Faculdade de Jaguariúna possui uma das melhores notas do Brasil

Não é de hoje que a Faculdade de Jaguariúna – FAJ vem conquistando notoriedade e reconhecimento merecido pelo empenho em transferir o que há de melhor em educação para os seus alunos. São diversas conquistas nos últimos anos, fato que colocou a instituição entre os destaques nas principais avaliações do país, entre eles Enade e RUF (Ranking Folha 2015 e 2016).

O curso de Educação Física da Faculdade de Jaguariúna – FAJ foi considerado o melhor do Brasil de acordo com a avaliação do MEC (2015).  O curso, que recebeu a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), disputou com todas as universidades e faculdades do país que disponibilizam a graduação, totalizando 510 instituições.

Além disso, os outros cursos da FAJ garantiram excelentes posições no ranking da avaliação (2015). De acordo com a lista divulgada, 72% dos cursos da FAJ estão entre o 1° e 2° lugar no ranking das melhores instituições da RMC (Região Metropolitana de Campinas), 68% dos cursos estão entre os dez melhores do estado de São Paulo e 58% compõe os 30 melhores do Brasil. Exemplo disso é o curso de Gestão Comercial que conquistou o 4° lugar entre os melhores do estado e 1° lugar na RMC, acompanhado dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Automação Industrial e Engenharia Ambiental.

Um dos destaques é Engenharia de Controle e Automação, que na lista dos melhores cursos do Brasil (2016) aparece em 86º na classificação geral e em 50º entre as instituições privadas.  No estado de São Paulo, a graduação é 18º no geral e 13º no ensino privado. Já na região de Campinas é 7º entras as instituições particulares.

O exame tem como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades, competências, além da infraestrutura da instituição e qualificação dos professores.

De acordo com o diretor da FAJ, Flávio Fernandes Pacetta, o resultado positivo é fruto de um trabalho em equipe, envolvendo o setor administrativo, alunos, diretores e especialmente professores que se dedicam no dia-a-dia do aluno e a coordenação que se empenha diariamente na aplicação do projeto pedagógico do curso. “Quando trabalhamos com dedicação e foco, sempre temos um bom retorno”, afirmou o diretor.

A FAJ vem trabalhando sua diretriz pedagógica por meio da capacitação dos professores e inovação das técnicas de ensino, como a metodologia ativa, já adotada como diretriz da Instituição. O método internacional usado em grandes universidades como Harvard e Anderson University é um conceito educativo que incentiva a análise e reflexão no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

Reconhecimento internacional 

O curso de Medicina Veterinária da FAJ também ocupa a lista dos que estão no topo. De acordo com o RUF (Ranking Folha 2016), entre as instituições de todo o Brasil, a graduação é a 30ª colocada no geral e a 10ª do ensino privado. Quando avaliado no estado de São Paulo, o curso de Veterinária fica em 8º no geral e em 6º no setor privado, categoria em que ocupa a 2ª colocação na região de Campinas. Na comparação apenas entre as melhores faculdades do Brasil, o curso alcança o maior percentual e lidera, ficando em 1º lugar no país.

O RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em 5 indicadores: Pesquisa científica, Qualidade do ensino, Internacionalização, Mercado de trabalho e Inovação, dados que são coletados em bases como: Inep-MEC, Web of Science (Thomsom Reuters), SciELO, Inpi, FAPs, CNPq, Capes e em duas pesquisas Datafolha feitas anualmente.

A mais nova conquista da FAJ foi o reconhecimento do diploma do curso de Medicina Veterinária nos Estados Unidos. Através da ECFVG (Comissão Educacional para Médicos Veterinários Graduados no Exterior), o curso foi adicionado à lista de faculdades da AVMA (Associação de Médicos Veterinários da América). Isso possibilita que alunos veterinários formados pela Instituição possam validar seu diploma nos Estados Unidos, podendo tanto exercer a função como profissional da área, como fazer uma pós-graduação, doutorado, mestrado tendo em vista que o mesmo é reconhecido como Medico Veterinário em diversos estados americanos, respeitando a politica de cada local.

Dessa maneira a FAJ reforça seu crescente reconhecimento como instituição de ensino com visão inovadora, ensino de altíssima qualidade com foco em atividades práticas e sólido vínculo com o mercado de trabalho nacional e internacional.

Vestibular 2017

A Instituição abriu oficialmente as inscrições para o Vestibular 2017, que oferece vagas em 24 cursos de graduação das áreas de Humanas, Saúde e Exatas. Os cursos são distribuídos em cinco campi: uma clínica integrada onde ocorrem as aulas práticas dos cursos da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário, que é um dos maiores e mais bem equipados da América Latina; Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias – CPAA, que funciona como catalisador de estudos científicos nas áreas da saúde humana e animal; Campus 1 e Campus 2, que recebem os demais cursos da Instituição.

As inscrições para o processo seletivo acontecem até o dia 21 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente através do site da Faculdade – www.faj.br. A prova será realizada no dia 23 de outubro, às 9h30, no Campus 2 da FAJ, Rod. Dr. Gov. Adhemar Pereira de Barros – Km 127, e abordará questões da língua portuguesa, literatura, matemática, conhecimentos gerais e redação.

Matéria: Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

 

Comentários