Governo do Estado de São Paulo apresenta “Saúde em Ação” para 71 prefeitos

O prefeito de Fernando Fiori, participou na quinta-feira, dia 5 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, da apresentação do programa “Saúde em Ação”, feita pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para 71 prefeitos (eleitos e reeleitos) do Estado de São Paulo.

O programa, uma parceria do Estado e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), prevê 161 obras de construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, Ambulatórios de Especialidades (AMEs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em 71 cidades das regiões Metropolitana de Campinas, do Vale do Jurumirim, Vale do Ribeira, além da região de Itapeva/Sorocaba e do Litoral Norte

O programa foi criado em 2014 pela Secretaria de Estadual da Saúde de São Paulo para fortalecer a rede pública do estado e tem cinco anos para ser concluído. Em Holambra, a ação beneficiará a construção de uma nova unidade de saúde e a ampliação do PSF Palmeiras, além de investimentos em capacitação e informatização dos postos de atendimento.

Além de construções e reformas de unidades de saúde, o programa irá permitir a reorganização dos fluxos de assistência à saúde da população, em parceria com os municípios beneficiados pelo programa. “É um projeto estruturante, dignificante aos trabalhadores e aos usuários”, disse o secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza.

As regiões foram escolhidas pela Secretaria Estadual de Saúde com base em um estudo que teve como critérios questões epidemiológicas e necessidades regionais. “Poucas vezes vi algo que contemplasse as atenções Primária e Secundária e a Alta Complexidade”, comentou o secretário estadual de Saúde, David Uip.

 

 

Comentários