Holambra adere à Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis

O prefeito Fernando Fiori de Godoy assinou nessa terça-feira, dia 1º de agosto, termo de adesão que integra Holambra à Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis.  O objetivo desse projeto é colaborar com o processo de desenvolvimento de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população, auxiliando o poder público e envolvendo a comunidade em iniciativas voltadas ao bem-estar coletivo.

Cerca de 60 cidades de cinco estados do país já fazem parte da Rede, que existe desde 2003 e conta com o apoio técnico do LABINUR, o Laboratório de Investigações Urbanas da Unicamp, e da Organização Mundial da Saúde. Esse trabalho é fruto da participação de pessoas de diversos setores como pesquisadores, gestores e representes da sociedade civil.

O desenvolvimento das ações a nível municipal é feito pela Prefeitura com participação direta da população e do LABINUR, que vai atuar no acompanhamento dos projetos.

“A rede vem se mostrando como uma nova forma de fazer a gestão de uma cidade, criando espaços de diálogo entre o Poder Público e as comunidades. Pessoas daqui do município nos disseram que Holambra é saudável, mas que há aspectos que precisam ser melhorados de maneira coletiva”, afirmou a coordenadora da Rede e pesquisadora da Unicamp, Ana Maria Girotti Sperandio. “A população quer se envolver em projetos maiores e, para que isso aconteça, é preciso aprender a trabalhar de maneira intersetorial”.

A supervisora de ensino Renata Porreca será a gestora da Rede no município. Ela conta que conheceu o trabalho em maio desse ano. “É uma iniciativa de sucesso, que vai dar muito certo por aqui também. A população tem orgulho de viver na cidade e com certeza vai abraçar essa ideia”, disse. “Queremos unir todos os departamentos da Prefeitura e a sociedade. A responsabilidade de uma cidade saudável é de todos nós”.

Para o prefeito Fernando Fiori de Godoy, presente na assinatura do termo ao lado do vice-prefeito Fernando Capato, Holambra é privilegiada por fazer parte dessa iniciativa.

“Estou orgulhoso. O grande desafio da política é melhorar a vida das pessoas. Se cada morador se encantar com um projeto, imagine só quantos projetos poderemos fazer para a nossa cidade”, comentou. “Espero que essa semente plantada agora renda bons frutos”.

A coordenadora Anelise Zoia Miltenburg, da creche Favo de Mel, do Fundão, acredita na atuação das crianças como multiplicadoras de boas ideias. Ela esteve presente na solenidade da última terça.

“Pra mim o caminho é começar desde cedo a conscientizar as crianças, apostar em ideias que envolvam os pequenos. Aqui já fizemos pequenas hortinhas em que eles plantavam, cuidavam, experimentavam. É uma ação exemplar que dialoga com essa iniciativa. Queremos e podemos fazer muito mais”, disse.

A vereadora presidente da Câmara Municipal, Naiara Hendrikx (PMDB), comemorou a parceria. “É algo muito importante, que tem o objetivo de buscar uma vida melhor pra todo mundo. Tem tudo pra dar certo. Holambra está dando um grande passo”.

Matéria: ASCOM

 

Comentários