Holambra inicia processo de implantação do Corpo de Bombeiros Civil

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de agosto, no salão da Terceira Idade, integrantes do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Campinas apresentaram a palestra sobre o curso de bombeiros da cidade, uma parceria entre a Prefeitura de Holambra e o Governo do Estado.

Durante o evento, os convidados puderam conhecer o trabalho do grupamento, o convênio feito com o Estado e ainda as funções específicas de cada apetrecho do caminhão de combate a incêndios, que será destinado à Holambra.

A apresentação foi aberta pelo Cabo Monteiro, que elogiou a cidade e agradeceu a todos os envolvidos. “Holambra embora seja um município pequeno, com poucos habitantes, é um município que se destaca de varias formas, primeiro pela simpatia das pessoas, pela maneira como encaram os problemas, as soluções e a vontade de se desenvolver, uma prova disso é esse modelo voluntário que está sendo criado de uma maneira prática em parceria com a prefeitura e voluntários,” ressalta.

Para o corpo de bombeiros do Estado de São Paulo, Holambra está gerando uma revolução. Graças à cidade, está sendo criado em nível de Estado, um modelo de bombeiros voluntários em conjunto com os bombeiros do Estado.

Em seguida, o ministrante da palestra Capitão Riquena explicou sobre a implantação do bombeiro e sobre as vantagens de ingressar no sistema. “Fazem dois anos que estamos nesse processo de implantação,  trazer o caminhão pra cidade é apenas a ponta do iceberg,  agora vamos iniciar a partir de setembro, aqui no município, o treinamento do pessoal que vai trabalhar com gente,” explica.

Segundo Riquena, o Estado de São Paulo tem hoje 645 municípios e pouco mais de 100 possuem corpo de bombeiro. Em 2015, o Estado registrou 52.285 ocorrências de incêndio, apenas no interior, foram 35.747.

“As pequenas ocorrências de Holambra serão atendidas pelos voluntários do município, mas, à medida que apresentem um grau maior de dificuldade, é através desse sistema que temos como deslocar recursos e trazer para a cidade, além disso, receberão o mesmo treinamento dos bombeiros do Estado,” completou o Capitão.

Após a palestra, os voluntários e convidados participaram da demonstração e puderam tirar dúvidas sobre funcionamento do caminhão com o técnico de funcionamento, o Sargento Fernando.

Matéria: Amanda Sisti

 

Comentários