Holambra terá obra de arte coletiva idealizada por artista plástica finlandesa

Jaana Bombin

O Lago Vitória Régia vai receber uma obra de arte coletiva idealizada por uma artista plástica da Finlândia. Jaana Bombin, que trabalha há 25 anos com esculturas e arte comunitária, desenvolve o projeto em Holambra há uma semana.

Durante o período, Jaana – que veio para a cidade a convite de um amigo – tem realizado oficinas de arte com alunos das escolas Novo Florescer e Participação, com holambrenses assistidos pelo Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho, o NAOTT, e moradores do Centro Social Holandês. Intitulada “A flor da vida”, a obra está sendo construída com ferro e argila.

“O objetivo desse processo de arte comunitária é empoderar a comunidade, trabalhando junta para um objetivo comum”, explicou Jaana. “Obras assim têm se tornado atrações turísticas na região onde trabalho e espero que seja assim aqui também”.

Além do apoio da Prefeitura por meio dos departamentos de Turismo e Cultura, Obras e Desenvolvimento Urbano e Rural e Promoção Social, a iniciativa conta com suporte das empresas Brandão Construções; HBA Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas; Casa Bela Café, Bar e Restaurante; e Terra Viva.

“A vinda de Jaana levou o nome de nossa cidade para a Finlândia. Fomos objeto matéria de publicações impressas no país”, conta o prefeito Fernando Fiori de Godoy. “É muito legal poder fazer parte de um projeto desses, que conta com a participação de moradores e que vai embelezar ainda mais nossa cidade”.

 

Comentários