Homenagens marcam inauguração do Centro Multiuso

Foram inaugurados na manha de sexta-feira, 21, o Centro Multiuso ‘Fernando Francisco Venturini’ e o Auditório ‘Arnaldo Franco’, ambos situados no interior do Parque Juca Mulato, ao lado do viveiro de pássaros. O local foi construído com recursos federais através de emenda parlamentar do deputado Federal Arnaldo Faria de Sá na ordem de R$ 245.850,00.

Com 217,05 m², um  salão com três salas expositivas, o Auditório ‘Arnaldo Franco’ com capacidade para 56 lugares e estrutura multimídia completa, sanitários e área administrativa, o centro abriga as novas instalações do Museu de História Natural de Itapira, que agora apresenta ao público um formato mais moderno e dinâmico, melhorando a experiência de visitação e aprendizagem.

A cerimônia de inauguração do espaço contou com a presença do prefeito José Natalino Paganini, do presidente da Câmara Maurício Cassimiro de Lima, demais vereadores e do secretário de Cultura e Turismo Tiago Fontolan. Representando os homenageados estiveram presentes o Senhor Arnaldo Franco junto de sua família e dois dos filhos de Fernando Francisco Venturini: Maria Fernanda Venturini Santa Luccia e José André Venturini

Após os discursos do secretário de Cultura e Turismo e do presidente da Câmara, o prefeito José Natalino Paganini lembrou de sua convivência com ‘Nando’ Venturini, apelido carinhoso pelo qual o homenageado era conhecido, e também exatou a importância da manifestação cultural comandada pelo senhor Arnaldo Franco e sua família. “A Congada Mineira é um símbolo da nossa cultura popular. Poder ter o Senhor Arnaldo aqui junto com sua família é uma maneira singela de agradecer a todos eles por manter viva essa prática depoiis de tantos anos”, afirmou o prefeito.

Em seu discurso, o Chefe da Congada Mineira de Itapira agradeceu pela homenagem e pela presença de seus familiares. A filha de Fernando Francisco Venturini, Maria Fernanda Venturini Santa Luccia também se disse grata pela homenagem feita ao pai e disse o quanto o mesmo estaria feliz. “E uma homenagem como essa aqui, no Parque Juca Mulato, palco de festas, shows e muita alegria. É uma honra e tenho certeza que onde ele estiver ele está muito feliz”, emocionou-se.

A primeira placa descerrada foi a que homenageia ‘Fernando Francisco Venturini’, na entrada do Centro Multiuso. Logo após, familiares e autoridades se dirigiram para o interior do prédio para a inauguração do Auditório ‘Arnaldo Franco’ e ao final todos puderam conhecer as dependências do novo Museu de História Natural de Itapira, que está aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e domingos das 10h00 às 13h00 com entrada franca. Além das exposições de longa permanência, o público também pode prestigiar a exposição Amântica, mostra fotográfica interativa que aborda aspectos ecológicos de dois importantes biomas brasileiros que estão sofrendo acelerada perda de seus territórios: a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. Tem como proposta fazer com que o público consiga aprender mais sobre esses biomas através de painéis educativos, instalações interativas e material fotográfico que abordam aspectos vegetais e animais através de suas semelhanças e diferenças.

 

Comentários