Iniciada campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Teve início nesta segunda-feira, dia 6, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Em todas as unidades básicas de saúde haverá doses para imunização até o dia 24 de agosto. O público-alvo são as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O ponto alto da campanha ocorre com o “Dia D”, que foi marcado para sábado, dia 18, para maior mobilização da população. Mogi Guaçu tem 6.888 crianças na faixa etária da campanha, segundo as últimas estimativas publicadas.

A vacinação será feita em todas as 22 unidades de saúde da Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu, no horário das 8h às 11h e das 13h às 15h30, de segunda a sexta-feira. No “Dia D”, o horário de atendimento será ampliado e ininterrupto, das 8h às 16h.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças para tomar as vacinas porque a poliomielite e o sarampo estão sendo reintroduzidas em diversas regiões do país, como a ocorrência de casos importados de sarampo.

A poliomielite (paralisia infantil) estava erradicada do Brasil desde 1990 e a circulação do vírus do sarampo havia sido eliminada em 2016. No entanto, hoje o país enfrenta problemas nas coberturas vacinais de rotina, permitindo a formação de bolsões de suscetíveis ao longo dos anos, favorecendo a reintrodução dessas doenças no território nacional.

 

Comentários