Inscrições abertas para oficina de direção cinematográfica artística

A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que estão abertas as inscrições para uma oficina de direção cinematográfica artística, que será ministrada pelo Professor Luan Cardoso.

De acordo com a Secretaria, as inscrições vão até o dia 18 de abril e podem ser feitas através do e-mail: cultura@pmec.sp.gov.br (informar nome, idade, RG e telefone) ou pelo formulário disponível na página da Prefeitura no Facebook. Ao todo serão 20 vagas para jovens acima de 14 anos. A atividade será realizada no dia 24 – das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “José Afonso Haeck”, e é totalmente gratuita.

A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de produção cinematográfica, da direção ao roteiro, da sinopse aos equipamentos necessários para realização plena de um filme.

A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do “aluno”, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos.

No encontro, será abordada toda a noção de comunicação que o cinema estabelece e entender bem como funcionam coisas tão vitais como a utilização de lentes e assim por diante, dosando e sendo uma aula enérgica – bastante teórica, mais com muitas aplicações práticas.

A atividade é realizada em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, através do programa Pontos MIS – vinculado à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

CURRÍCULO

Luan Cardoso é o responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” fundado em 2010, desde lá, já realizou mais de 20 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, 8 clipes musicais, um documentário sobre o saudoso Cinema Belas Artes – “Cine Belas Artes – Consolação, 2423” – que foi selecionado para o festival de Cuba, e realizou a Produção e Direção Geral do média colaborativo “Críticos Momentos”. Como escritor, Luan tem duas publicações infanto-juvenis e uma coluna quinzenal sobre cinema no site Cine Alerta, vinculado à MTV. Beneficiada com o edital do programa VAI da Prefeitura de São Paulo em 2014, 2015 e 2017, a equipe da “Quixó” pôde instigar novas experimentações e encarar aventuras ainda mais ousadas, como a realização do curta “Identidades”, obra de suspense psicológico que envolve diversos personagens e uma infinidade de técnicos e colaboradores.

 

Comentários