Interlocutores do Programa Município Verde Azul participam de capacitação em Itapira

No último dia 7 de março, representantes das  secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente de 38 municípios da região participaram da capacitação do Programa Município Verde Azul realizada no auditório do UNIESI, em Itapira. O encontro teve como objetivo aprimorar e agregar conhecimentos dos participantes, além de fornecer orientações sobre o cumprimento de três das dez diretivas do programa e mostrar os melhores exemplos de ações ambientais feitas em outras cidades.

A abertura do evento contou com a presença do Prefeito José Natalino Paganini, que abordou inúmeros aspectos ambientais de Itapira, como saneamento básico, falou do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que é muito atuante no município, e do trabalho que o município vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Sob o comando de José Alair Oliveira, a pasta conta também com o biólogo Anderson Martelli, que é o interlocutor Programa Município Verde Azul em Itapira.

As atividades da capacitação foram comandadas pelo coordenador do programa,  o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo, que abordou as diretivas ‘Estrutura e Educação Ambiental’, ‘Município Sustentável’ e Conselho Ambiental’ com uma interação entre todos os municípios. Também trouxe exemplos das melhores práticas e casos bem sucedidos de outros municípios.

De acordo com o secretário José Alair Oliveira e o biólogo Anderson Martelli, “encontros como esse auxiliam as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas e na documentação que deve ser apresentadas para a certificação municipal, que ocorre no final de cada ano”.

 

Comentários