Itapira participa de novo encontro da RT Trilhos & Trilhas da Baixa Mogiana

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do diretor de Cultura Ricardo Pecego e da responsável pelo Turismo Wanella Bitencourt, participou nesta quarta, dia 19 de julho, do segundo encontro da RT (Região Turística) Trilhos & Trilhas da Baixa Mogiana, que foi realizada na cidade de Engenheiro Coelho.

Durante a reunião, que contou com a presença de nove municípios, foram abordados principalmente assuntos relacionados ao desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo e a documentação necessária para a inscrição do município no MIT (Município de Interesse Turístico). Dos presentes, além de Araras que já deu entrada da documentação na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, apenas Itapira já sinalizou a data das audiências públicas para a elaboração do Plano Diretor e a data provável da conclusão do trabalho e entrada na secretaria estadual.

Outro assunto abordado foi a criação da identidade da RT e os métodos de divulgação. “Muito se falou sobre a organização dos municípios para que todos possam ajudar uns aos outros nesse processo de desenvolvimento e na formatação de uma governança na região”, explicou Wanella. Além do esclarecimento de dúvidas pontuais, também foram definidas as datas dos próximos encontros, sendo a seguinte para o dia 17 de agosto em Araras.

No relatório de composição das regiões do Ministério do Turismo, a RT Trilhos & Trilhas da Baixa Mogiana é composta por Itapira, Araras, Mogi Mirim, Conchal, Cosmópolis, Estiva Gerbi, Cordeirópolis, Mogi Guaçu, Engenheiro Coelho, Santo Antônio de Posse, Artur Nogueira e Paulínia. Iracemápolis já sinalizou o intuito de participar da RT também, mas ainda não foi oficializado.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Matéria: ASCOM

 

Comentários