Jaguariúna participa do Dia Mundial da Limpeza

Voluntários se reúnem para recolher lixo em parque de Jaguariúna

Matéria: Kely Bezerra

 O Dia Mundial da Limpeza (World Clean up Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 21 de setembro, vários países se mobilizaram para a limpeza. A ação também foi organizada em Jaguariúna.

A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Essa ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação Let’s do it! (Vamos fazer isso!). O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 160 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo. No Brasil, a ação “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2011, promovida pelo Instituto Limpa Brasil.

Flávia Rubinsten sempre gostou de falar sobre sustentabilidade. Para ela é assunto que “todos devem conversar entre amigos e família”. E ao navegar nas redes sociais encontrou um site que falava sobre o dia mundial da limpeza. Começou a procurar em Jaguariúna para fazer parte de um grupo e percebeu que não havia nada referente a isso na cidade.

Seu segundo passo foi se inscrever como líder e trazer o movimento para Jaguariúna. “Meu objetivo é trazer projetos de sustentabilidade. Falar sobre sustentabilidade dentro das escolas e para a população. Fazer um projeto social voltado principalmente para os jovens e para as crianças. Existe um dado que 68% dos brasileiros não sabem fazer a coleta correta do lixo e nem a separação de reciclagem. Nosso grito de guerra é LIXO NO CHÃO NÃO, queremos conscientizar a população”, declara Flávia.

Como faltavam duas semanas para o dia do evento, não houve tempo para fazer a divulgação. Flávia, porém, afirma que teve ajuda da Secretaria de Turismo e Cultura, que ofereceram a tenda para fazer o encontro, do radialista Billy Rovaron, da Rádio Nova FM 105.9, do vereador Davi Neto e do Ensino Superior Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).

E assim, um grupo de 10 jovens deixou o descanso do sábado de lado e se reuniu para uma ação voluntária que recolheu lixo do Parque dos Lagos, em Jaguariúna. Foram recolhidas, em duas horas, 1.135 bitucas de cigarros entre outros resíduos.

O voluntário dessa ação, Ton Proêncio, declara: “Acredito muito na ideia de que são os indivíduos quem têm o poder de transformar a realidade. Creio que nesse momento de tantas crises morais, culturais e políticas, devemos refletir na ideia de que não podemos mais terceirizar nossas responsabilidades, passando-as aos outros ou ao governo. O que a gente puder fazer, tem o dever de fazer bem feito”.

O grupo pretende fazer mais do que tirar o lixo espalhado pelas ruas. Quer sensibilizar a população para questões ambientais sobre a importância do descarte correto do lixo e da coleta seletiva.

 

 

 

 

 

Comentários