Jaguariúna prorroga vacinação contra gripe Influenza até 15 de junho

Medida atende determinação do Ministério da Saúde, uma vez que a campanha nacional não atingiu a meta de 90%.

Na manhã desta terça-feira (05/06) a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna anunciou que a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza no município será prorrogada até o dia 15 de junho, uma vez que o número de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas e idosos não atingiu a meta de 90% de pessoas imunizadas nesses grupos prioritários.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, embora Jaguariúna tenha obtido um bom avanço nos percentuais (confira abaixo) a prorrogação atende à determinação do Ministério da Saúde, responsável pela campanha em todo o Brasil.

O órgão enviou ofício a todos os gestores e gestoras de Saúde para que voltem a alertar a população quanto à necessidade de tomar a vacina, que é gratuita e está disponível diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UB’s).

“Avançamos, isso é um fato, mas apesar da ampla divulgação nos meios de comunicação, no site e no Facebook da Prefeitura, muitos pais não levaram seus filhos para receber a vacina e as gestantes também estão no grupo com menor cobertura vacinal. Dos grupos prioritários, aqui em Jaguariúna quem mais buscou a vacina voluntariamente foram as puérperas e os idosos”, revela Maria do Carmo.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna informou ainda que a procura pela vacina foi mais significativa no chamado “Dia D” da Vacinação, em 12 de maio, um sábado, quando as unidades de saúde funcionaram das 8h às 17h. Depois disso a procura caiu bastante, o que mostra que as pessoas acabam se esquecendo ou deixam a vacina em segundo plano.

A recomendação, segundo ela, é que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de suas casas e se informem sobre o dia e horário de aplicação, pois há vacina para atender a todos os segmentos dos grupos prioritários.


Quadro atual da vacinação contra gripe Influenza

DOSES APLICADAS                     COBERTURA

Puérperas = 89                                 93%

Idosos = 4174                                   84%

Trabalhadores da Saúde = 941           76%

Professores = 286                             73%

Crianças = 1809                                61,95%

Gestantes = 332                                57%

 

Comentários