Jaguariúna receberá projeto socioeducativo pioneiro no Brasil, implantado pela Sky

Um projeto socioeducativo da Sky Brasil, que já funciona em oito países da América Latina, terá Jaguariúna como cidade pioneira no Brasil e na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Trata-se do “Escola Plus”, que foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 11 de janeiro, por representantes da empresa ao prefeito Gustavo Reis, que estava acompanhado da vice-prefeita Rita Bergamasco e da secretária de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa.

A Sky Brasil é concessionária de serviços de telecomunicações, tem seu Centro de Transmissão em Jaguariúna e foi representada pelo vice-presidente de Relações Institucionais Adir Souza Matos, por Sandro Mesquita (vice-presidente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade), Felipe Herzog (gerente de Relações Institucionais), German Covarrubias (gerente regional do projeto Escola Plus) e Ana Lucia Maestrello (Responsabilidade Social).

O projeto prevê a utilização de um canal de TV Educativa, recursos audiovisuais e material pedagógico para levar a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental – do 1 ao 5º ano – noções e ensinamentos sobre temas que reforçam o conceito de cidadania plena. Em Jaguariúna, um parceiro importante na formação dos professores que atuarão no projeto Escola Plus será o Senac (Serviço Nacional do Comércio).

A parceria no projeto prevê aportes da Sky nos recursos tecnológicos e pedagógicos, incluindo o material audiovisual e apostilas a serem utilizadas em sala de aula como apoio aos professores que atuarão no Escola Plus. A empresa conta com parceiros de peso nessa iniciativa, como os Estúdios Disney, National Geographic e o Discovery Channel. “A escola só precisa ter energia elétrica para acabar com essa brecha digital e inovar no ensino de seus alunos”, pontua Adir Matos.

Entusiasmado com a parceria oferecida, o prefeito Gustavo Reis garantiu todo o apoio à proposta, via Secretaria Municipal de Educação. “Agradeço o privilégio de termos sido escolhidos pela direção da Sky e vamos trabalhar juntos, pois esse projeto certamente ajudará a reforçar a qualidade do ensino que oferecemos aqui em Jaguariúna, que é destaque nos principais índices de avaliação no estado e no país”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária de Educação, Cristina Catão, o Escola Plus deverá ser implantado inicialmente nas 12 escolas municipais de Ensino Fundamental e o treinamento dos professores envolvidos está sendo planejado para começar em março. “Vamos definir os detalhes nas reuniões preparatórias, mas o que podemos adiantar é que a formação terá um semestre de duração, será semipresencial, ou seja, com aulas em sala de aula e também a distância, tudo com o devido acompanhamento e avaliação”, explica a secretária.

Reportagem: Aluízio Santana        Fotos Ivair Oliveira/PMJ

 

Comentários