Jogos PROERD 2023 foi encerrado com a premiação das equipes e atletas
A Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) e a Prefeitura de Pedreira, representada pelas secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, promoveram a 15ª Edição dos Jogos PROERD, com o objetivo de incentivar a prática do Futebol de Salão, Queimada, Atletismo, Cabo de Guerra, Jogo de Damas e Cornhole, como lazer e divertimento dos alunos, através de um saudável intercâmbio esportivo entre os participantes.
As finais das modalidades de Cabo de Guerra, Queimada, Cornhole e Futsal foram disputadas na noite de sexta-feira, 20 de outubro, nas dependências do Ginásio de Esportes “Vermelhão”, do Esporte Clube Santa Sofia, contando com a participação dos atletas de todas as escolas da competição, diretores, professores, técnicos, Tenente da Polícia Militar Wadson, Comandante do Pelotão da Polícia Militar de Pedreira Sargento Martone Barreto de Oliveira, Prefeito Fábio Polidoro, vereadores Dr. José Carlos de Oliveira, Nene do Pirajá e Rafinha Cavenaghi, Secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato (Patão), Secretário de Turismo Alessandro Luiz de Godoy (Mole), Secretário de Segurança e Cidadania Dr. Licurgo Nunes Costa, Presidente do COMTUR Marco Tonelotti, Presidente do Esporte Clube Santa Sofia Ricardo Lopes, Diretora de Unicesumar Fernanda Ferreira e Luizão da Ludi Sports, além de pais e familiares que lotaram as arquibancadas.
Na primeira decisão da noite, na modalidade Futebol de Salão entre a Escola Municipal Professor Arnaldo Rossi e Colégio Dux, a decisão foi para a cobrança de pênaltis e a Escola Arnaldo Rossi conquistou o título de Campeã; Na modalidade Cabo de Guerra estiveram disputando o título as escolas Maria Elisa Vicentin Pintor e Maria Helena Ferraresso Armigliato, com a equipe da Escola Maria Elisa sagrando-se Campeã; Na disputa do Cornhole estiveram as escolas municipais Maria Helena Ferraresso Armigliato e Maria Elisa Vicentin Pintor, com a escola Maria Helena ficando com o título de Campeã; Na última decisão da noite destaque para a emocionante Queimada disputada entre as equipes das escolas municipais Professor Arnaldo Rossi e Maria Helena Ferraresso Armigliato, e a equipe do Arnaldo Rossi mostrou sua força e venceu conquistando o título de Campeã. A equipe Campeã do Atletismo foi a do Colégio Dux; No Jogo de Damas destaque para a vencedora que foi a Escola Maria Elisa Vicentin Pintor.
Na premiação individual das atletas os destaques foram: Jogo de Damas – Atleta Jhonatan Silva de França da Escola Maria Elisa; 2ª Atleta mais Ágil da Queimada – Ana Carolina Silva da Escola Dr. Airton Policarpo; Atleta Revelação do Futsal – Frederico do Colégio Dux; Defesa Menos Vazada do Futsal, sofreu apenas 4 gols, a equipe do Colégio Dux; Artilheiro do Futsal, com 12 gols marcados, o aluno Lionel da Escola Zulmar Deoclécia Pintor Bernardes; Artilheira da Queimada, com 36 pontos marcados, a aluna Alice Lima da Escola Professor Arnaldo Rossi; Atleta mais Ágil da Queimada, a aluna Marcely Graciola da Escola Maria Helena Ferraresso Armigliato.
Novidade nesta edição de 2023, o Craque da Galera, foi escolhido através de enquete realizada pela equipe do Esporte Pedreira pelo Instagram em parceria com o Esporte Clube Santa Sofia e a Ludi Sports, no total 6 (seis) atletas estiveram disputando o título, foram eles: Enzo da Escola Dr. Airton Policarpo; Frederico do Colégio Dux, Mateus Splendore da Escola Arnaldo Rossi, Lorenzo Romio do Colégio Anglo, Lucas Saraiva da Escola Arnaldo Rossi e Lionel da Escola Zulmar Deoclécia Pintor Bernardes. Com 1.286 votos foi eleito o Craque da Galera o aluno Frederico do Colégio Dux.
O Prefeito Fábio Polidoro destacou a importância do evento, que reúne alunos das redes Municipal e Particular de Ensino, que estão cursando o 5º ano do Ensino Fundamental. “Quero parabenizar todos os alunos pela brilhante participação, independente do resultado. O mais importante é a confraternização”, enfatizou o prefeito Fábio.
Segundo o cabo da Polícia Militar Marcos Ascêncio, responsável pela organização dos Jogos PROERD, durante a competição foi possível observar crianças chorando, sorrindo e comovendo-se em nome do esporte, além da participação efetiva dos pais, que das arquibancadas orientavam e vibravam com seus filhos. “Todos os objetivos foram alcançados, quero agradecer o total apoio do Prefeito Fábio, da Secretária de Educação Mariângela Rodrigues, do Secretário de Esportes Valdir Carlos Volpato e toda a equipe, técnicos, árbitros, além dos nossos patrocinadores”, ressaltou Ascêncio.
Desde 2008, além da premiação por modalidades, a Escola que somar o maior número de pontos na premiação, é considerada a Escola campeã dos Jogos PROERD. Na contagem geral, houve empate pela primeira vez e foram declaradas campeãs a Escola Municipal Maria Elisa Vicentin Pintor e o Colégio Dux.