Jovens do Vibe discutem emoções e dons durante Roda de Conversa Próximos encontros serão nos dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro. Autoconhecimento é o tema central dos encontros

Jovens debatem temas variados nas Roda de conversa
Jovens aprendizes do programa Vibe participaram, nesta quinta-feira, 26 de janeiro, de mais uma edição das Rodas de Conversa. O debate da semana foi sobre os dons e as emoções, dentro do tema central que é o autoconhecimento. As próximas Rodas serão em 31 de janeiro e 10 de fevereiro.
Juliana Assunção dos Santos, da equipe do DPSS (Departamento de Promoção à Saúde do Servidor), explicou que o tema central tem sido aprofundado ao longo dos encontros. “Trabalhamos a importância do reconhecimento das nossas emoções e dons na construção da identidade e do autoconhecimento”, disse.
Ainda segundo ela, “este processo de construção de identidade perpassa pelo reconhecimento dos nossos sentimentos e emoções, no sentido de estruturar mentes e ambientes saudáveis de convivência, seja familiar, de amizades ou no trabalho”, concluiu.
Para Thaynara Bernardino de Moraes, o tema abordado foi muito interessante. “Através da Roda eu parei para pensar qual é o meu dom. Sempre penso que tenho que ser a aluna de destaque, a neta certinha, mas na verdade, todo mundo tem erros e acertos”, disse. “As Rodas são muito importantes porque por meio desses encontros a gente percebe que não é só você que se sente de determinado jeito, que todo mundo tem problemas ou se sente pressionado”, completou.
Kemilli Oliveira já participou de outras rodas, mas ressalta que a cada uma delas é abordado um assunto diferente. “O que me chama atenção é a forma como os temas são abordados. Na Roda de ontem, por exemplo, passaram trechos do filme Encanto, que mostraram o que acontece no nosso dia a dia com as pressões, cobranças e outras coisas”.
Autoconhecimento é o tema que vem sendo debatido com os jovens. O primeiro contato com o assunto foi em uma palestra realizada no Salão Vermelho, em 2022. A partir daí, as discussões continuam com grupos menores, para que eles possam aproveitar melhor.
Vibe
O Vibe foi lançado em 2021 com quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por um ano e cinco meses.