Mais popular, Carnaval itapirense terá quatro dias de animação

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo definiu esta semana a programação completa do Carnaval 2017. As principais novidades são o Circuito de Blocos no sábado e a final do 1º Concurso de Marchinhas na segunda-feira.

Trazendo referência de Pernambuco, a festa terá característica mais popular, buscando uma maior interação entre jovens, crianças e famílias. “Nossa ideia é transformar o Carnaval de Itapira em uma grande festa popular e não pública. E que apesar do apoio da prefeitura, os foliões possam sentir o evento como deles”, afirmou o secretário da pasta, Tiago Fontolan. “Estamos trazendo de volta essa festa para a nossa programação, mas de uma maneira diferente”, completou o diretor Ricardo Pecego.

No sábado, dia 25 de fevereiro, haverá o Circuito de Blocos ‘Zezo Marconi’, com concentração dos participantes a partir das 15h00 na Praça Mogi Mirim. Já estão confirmadas as participações do Bloco da Lira e do Império do Bode Doido. “Mas a festa é aberta. Todos que quiserem podem ir até lá e acompanhar um dos blocos ou até mesmo se organizarem em blocos próprios, seja de família, de amigos, de time de futebol. O que queremos é que todos levem muita alegria”, disse Fontolan. Ao mesmo tempo, um DJ já estará no palco do Parque Juca Mulato recepcionando os foliões.

Às 17h00 ocorre a abertura do circuito de blocos com percurso de pouco mais de um quilômetro que seguirá pelas ruas Rui Barbosa, Avenida Rio Branco, Orestes Puci e Alfredo Pujol até o Parque Juca Mulato, com ponto de abastecimento de água no caminho.  Na chegada dos blocos, que deve ocorrer por volta das 19h30, a Banda Champagne dá início ao seu show com repertório carnavalesco.

A animação segue até às 23h00, quando o Trio Arena sobe ao palco para dar continuidade à agitação. A banda itapirense fará um show diferenciado, com repertório especial de Carnaval e promete muita animação até o início da madrugada.

A matinê do domingo começa às 16h00 no Parque Juca Mulato com DJ. Mais tarde, às 20h00, a Banda Champagne sobe ao palco e comanda a festa até por volta da meia-noite. Durante a programação, haverá ainda a participação especial da Bateria Show da Império do Samba.

A final do 1º Concurso de Marchinhas Carnavalescas é o destaque da agenda da segunda-feira, 27. A programação do dia tem início às 17h30 com matinê com DJ no Parque e um pouco depois, às 19h30, continua com execução das músicas finalistas do concurso, anúncio dos vencedores e entrega de prêmios. Logo em seguida, a Banda Champagne dá continuidade à festa até meia-noite.

Na terça-feira, o Parque Juca Mulato estará preparado para receber a Banda do Nheco. A partir das 16h00 já haverá som nas ruas Ribeiro de Barros e Rui Barbosa para receber famílias e crianças. Às 20h00, o grupo tradicional de palhaços inicia seu desfile com saída defronte à Escola Júlio Mesquita seguindo em direção ao SAAE.

A expectativa do secretário e do diretor de Cultura, Tiago Fontolan e Ricardo Pecego, é que a população participe da festa e ajude a fomentar o Carnaval itapirense. “Para 2018 já estamos pensando em levar o circuito de blocos para outros locais da cidade e também retomar o Carnaval em bairros que anteriormente já tinham essa tradição. Agradecemos ao apoio do prefeito Paganini e do vice Firmino e de todas as secretarias que estão ajudando a viabilizar esse grande evento para nossa população”, finalizou Fontolan.

Segurança

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 9, definiu todo o esquema de segurança e trânsito do Carnaval. Além da equipe de seguranças contratada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar darão todo o apoio para garantir a segurança e bem estar dos foliões.

O comandante da GCM, César Martucci, e o capitão da 3ª Cia da Polícia Militar em Itapira, capitão Antônio Marcos Sanches, já começaram a discutir o esquema de atuação dos contingentes nos quatro dias de festa junto com o secretário de Defesa Social, Carlos Aparecido Jamarino. Dentre outras questões, Sanches e Martucci já começaram a planejar ações conjuntas entre as corporações e os seguranças particulares para inibir o uso de drogas durante o evento. “Vamos ser linha dura nesse sentido. Queremos o apoio da Guarda e da PM para manter a lei e a ordem. Portanto, qualquer infração será punida”, afirmou o secretário Tiago Fontolan.

Em relação ao trânsito, o diretor de Trânsito e Transporte, José Vicente da Silva, e o chefe de Seção de Planejamento de Tráfico, Rafael Batista, também discutiram as medidas que irão garantir a realização da festa, com interrupção de algumas vias e fiscalização junto aos motoristas.

Praça de Alimentação

Um decreto regulamentando o uso do solo do Parque Juca Mulato durante os quatro dias de Carnaval será publicado nesta sexta-feira, 10, no Jornal Oficial do município. Todo recurso arrecadado será destinado ao Fundo Municipal de Cultura, que irá gerar outros eventos para a cidade.

Mais eventos

Além da programação do Parque Juca Mulato, os dias que antecedem o Carnvaval serão de muita movimentação em diferentes pontos da cidade. No dia 17, o Food Truck Black Skull promove o CarnaSkull a partir das 20h00 na entrada da cidade, defronte à empresa Cremasco. O evento traz a participação de Paulinho do Cavaco, com sambas tradicionais e marchinhas. Na gastronomia, opções de hambúrguer, massas e chopp artesanal.

No dia 19, o grupo Raízes do Samba promove mais um de seus eventos na Estação Fepasa. A roda de samba tem início às 14h00 com participação especial da Bateria Show da Império do Samba. A praça de alimentação também será montada para recepcionar o público.

Já no dia 23, quinta-feira, o DJ Juninho Break comanda o Carnaval da Academia da Saúde, na Encosta do Penhão, com início às 15h00.

Por fim, o tradicional Grito de Carnaval da Casa das Artes de Itapira abre a programação carnavalesca na sexta-feira, 24, a partir das 23h00 no Clube de Campo Santa Fé. Informações sobre venda de ingressos e reservas de mesas pelo telefone (19) 3863-0032.

Matéria: Jaqueline Lopes

 

Comentários