Maneiras naturais e divertidas de manter sua pressão em dia

Ela é um mal que assombra muitas pessoas que já passaram dos 50, mais especificamente 35% da população brasileira acima dos 40 anos, segundo o Ministério da Saúde (MS). A hipertensão arterial é uma doença crônica que não tem cura e pode desencadear diversos outros problemas de saúde como infartos do miocárdio e derrame. No entanto, ela pode ser controlada não só através de medicamentos, mas também alterando alguns hábitos de vida. Quem sabe cuidar da pressão arterial não pode até ser divertido?

A hipertensão não é uma doença simples de ser diagnosticada. De acordo com a diretora da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), Fernanda Consolim, “na grande maioria das vezes, a hipertensão fica sem sintomas por muitos anos, é ‘assintomática’. Enquanto isso, ela vai causando alterações no coração, nos rins e nos vasos do corpo todo. Alguns pacientes têm dor na região da nuca ou dores de cabeça quando a pressão aumenta mais. Quando aparecem sintomas que indiquem problema no coração como dor no peito, falta de ar, cansaço, etc., significa que a hipertensão já evoluiu e começou a afetar o corpo”.

A idade e o sexo são fatores que estão relacionados diretamente ao surgimento de alterações da pressão arterial. “Quanto mais idosos ficamos, mais chance temos de nos tornarmos hipertensos. Se comparadas aos homens, as mulheres ficam hipertensas mais velhas, geralmente perto da menopausa. A hipertensão também pode estar associada ao aumento do peso em qualquer idade. A melhor maneira de evitá-la é mantendo hábitos de vida saudáveis desde sempre, mas mesmo quem já passou dos 50 pode começar a cuidar da saúde para evitar as alterações”, garante Fernanda.

Ter vida saudável não necessariamente é sinônimo de deixar de fazer aquilo que você gosta. Aliás, quem mantém esses hábitos tende a ter menos estresse e vive a vida com mais alegria – e saúde. Veja abaixo dicas que preparamos para te ajudar a cuidar da saúde e evitar a tão temida hipertensão arterial:

1.Caminhe mais
A hipertensão está fatalmente relacionada ao estresse. Ao caminhar, além de estar fazendo uma atividade física, que por si só já é muito importante, ainda ajuda a aliviar o estresse. Quando você se movimenta, produz endorfina, um neurotransmissor do cérebro que garante a sensação de bem-estar. O exercício ainda ajuda você a focar e esquecer sobre questões que podem deixá-lo ansioso. Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, se você fizer pelo menos 30 minutos por dia, vai queimar calorias e emagrecer. Mas atenção: neste verão tão quente, evite exercícios físicos entre 10 e 16h.

2. Faça amor
Transar pode ser a última coisa que passa pela sua cabeça quando está estressado, mas o sexo é uma das melhores maneiras de aliviar a tensão. O sexo diminui a pressão arterial, melhora sua autoestima e aumenta a sensação de intimidade com o seu parceiro. Ou seja, além de aliviar o estresse e ajudar você a controlar a pressão arterial, transar ainda é muito bom para a parte emocional.

3. Sorria muito
O bom humor é uma atividade muito positiva diante dos problemas do dia-a-dia. Ao dar “aquela” gargalhada, você aumenta o fluxo de sangue e oxigênio no cérebro e reduz a tensão. Aliás, só pensar em sorrir pode ser uma boa ajuda para diminuir os níveis hormonais.

4. Brinque com o seu bichinho
Os animais não dão apenas amor, como também são ótimos ajudantes na manutenção de uma boa saúde. Brincar com animais de estimação libera hormônios que promovem bem-estar e tranquilidade. A liberação desses hormônios pode resultar em diminuição da pressão arterial, redução da ansiedade e até melhorar seu sistema imunológico.

5. Beba um suco de laranja
Uma dieta com maior quantidade de potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Frutas como banana e laranja, além de folhas verdes são ótimas fontes de potássio. Além disso, pesquisas mostram que a vitamina C pode ajudar pessoas a controlar melhor seus níveis de estresse. A vitamina C, que também ajuda a melhorar seu sistema imunológico, é encontrada na laranja, na toranja, no morango e até em pimenta vermelha.

 

Comentários