Mercado da beleza segue forte com crescimento de 10% ao ano

O mercado da beleza segue firme em meio à crise, sendo o único segmento que em crescimento mesmo com a recessão econômica atual do país. Neste ano de 2019, a expectativa é de um crescimento de 10%, segundo o Sebrae, com números que ultrapassam os R$ 107 bilhões de reais. Mais de 500 mil estabelecimentos do setor, incluindo salões de beleza e clínicas de estética, e um alto número de profissionais impulsiona a atividade da indústria. Outro estudo, realizado pelo SPC Brasil, revelou que em momentos de crise, o brasileiro prefere cortar gastos com lazer em vez de cortar seus investimentos em bem-estar e imagem.

Os homens também entraram de vez no mercado, engrossando os números do setor: o faturamento da categoria mais que duplicou nos últimos cinco anos e aumentou também o número de estabelecimentos em 78%, com a chegada de novos tipos de negócio, como as barbearias modernas.

Dentro do segmento da estética e do bem-estar, as massagens estão entre os tratamentos mais procurados por pessoas que buscam mais qualidade de vida. De acordo com os especialistas do setor, mais de 20% da população mundial faz uso de massagens ou de terapias holísticas de maneira regular, com destaque para os países orientais, onde as massagens são uma tradição milenar. Já nos Estados Unidos e Europa, os tratamentos com massagens são cada vez mais respeitados e recomendados.

No Brasil, a prática está ganhando cada vez mais adeptos. Tanto pessoas em busca de sentirem melhor como empresas que buscam oferecer mais qualidade de vida dentro do ambiente corporativo estão recorrendo às massagens como forma de terapia.

Quando o assunto é consumo de cosméticos, o Brasil também se destaca no cenário mundial, sendo o 3º país do mundo, atrás apenas de EUA e Japão. Por isso, é bom ficar atento para aproveitar todas essas oportunidades que o setor oferece.

Se você está pensando em entrar de vez no mercado da beleza, use as informações a seu favor e siga estas tendências:

Especialize-se em algo

Escolha ser o melhor em um serviço específico e trabalhe para se tornar autoridade nesse ramo, como por exemplo, micropigmentação para sobrancelhas. Tentar oferecer de tudo só irá trazer despesas e excesso de trabalho. Foque seus esforços.

Invista em tecnologia

Essa tendência vale para tudo: tanto para a tecnologia dos equipamentos utilizados, como secadores e aparelhos de estética, como para os processos do seu estabelecimento, escolhendo um sistema de gestão que permita que seu negócio funcione perfeitamente.

Dê prioridade a produtos sustentáveis

Cada vez mais pessoas se preocupam com a origem dos produtos utilizados no tratamentos. Se você tem um salão de beleza que oferece serviços com produtos químicos, ofereça alternativas sustentáveis e naturais. Uma pequena mudança, como utilizar um protetor térmico orgânico, pode diferenciar o seu serviço dos demais.

Olho no público masculino

Os homens já correspondem à uma parcela relevante dos clientes e você deve incluí-los em seu negócio. Pense em serviços especiais para eles e não esqueça esqueça de pensar neles em suas campanhas de marketing, criando promoções específicas para este público-alvo.

Fonte: Unsplash.com

 

Comentários