Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, Saúde vistoriou 420 imóveis no combate à Dengue

Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio de Posse não parou de realizar as ações voltadas para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Conforme aponta o último levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, entre os dias 11 e 24 de janeiro de 2022, foram vistoriados 420 imóveis, que abrangem todos os bairros do município.

O trabalho de prevenção e fiscalização vem ocorrendo desde o ano passado, sendo confirmados 9 casos de dengue, e 72 notificações de suspeita. Ainda segundo o levantamento, o índice de infestação do Aedes aegypti no município está em 5.58, classificado como de risco. O balanço é um importante instrumento na tomada de decisão e no direcionamento das atividades de prevenção e controle de vetor, principalmente no foco na limpeza e eliminação dos potenciais criadouros.

Além do trabalho dos profissionais da saúde, é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zyka e Chikungunya.

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Combate ao mosquito
Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

 

Comentários