Mogi Mirim receberá projeto cultural gratuito para jovens

O Jovem em Cena 2 chega a Mogi Mirim agora em novembro. Trata-se de um projeto incentivado pelo PROAC, que oferece oficinas de vivência teatral, com ênfase nas práticas de atuação e criação coletiva de cenas, para jovens a partir de 14 anos de Campinas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas nos locais em que acontecerão as oficinas: Pontinho de Cultura Zona Leste “Profa Eliza Poltronieri Semeghini” – Rua Conde Álvares Penteado, 500 – Mirante (turma da manhã) e Centro Cultural “Profº Lauro Monteiro de Carvalho e Silva” – Av. Santo Antônio, 430 – Centro (turma da tarde).

As oficinas acontecem aos sábados (12, 19 e 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro). A turma 1 ocorre das 8h às 12h e a turma 2 das 13h às 17h.

Com 20 participantes, cada turma vivenciará algumas das principais práticas que fazem parte da profissão de ator/atriz, ou seja, procedimentos relacionados ao trabalho técnico de expressão corporal e vocal, bem como a capacidade de trabalhar coletivamente no desenvolvimento da criação cênica.

Ao longo dos encontros os participantes terão uma experiência completa de contato com toda a jornada pertinente aos processos criativos em teatro, desde o estágio mais inicial que envolve melhoria nos relacionamentos pessoais e desinibição, até o momento de se apresentar para um público como atores e atrizes.

A estrutura do projeto artístico-pedagógico comporta no máximo 20 participantes para cinco encontros de quatro horas de duração cada (total de 20 horas de oficina), com um intervalo de 20 minutos.

As aulas serão divididas por temas: Jogos e Brincadeiras; Consciência Corporal, Voz e Comunicação Oral; Improvisação e Atuação; Dramaturgia e Montagem; Ensaios e Apresentações.

Os participantes receberão certificado de conclusão da oficina, como forma de comprovar as horas-atividade cumpridas.

“As oficinas do projeto Jovem em Cena oferecem muito mais do que uma rica experiência teatral. Nos nossos 5 encontros são desenvolvidas técnicas e metodologias artísticas que têm impacto em diversas instâncias da vida, melhorando nossa socialização, relacionamentos interpessoais, comunicação e expressão na vida cotidiana. Um espaço para conhecer pessoas novas, debater ideias, fazer amizades e criar vínculos que não seriam criados de outra forma. Ao mesmo tempo, nosso projeto artístico-pedagógico propõe uma ampla revisitação da aprendizagem teatral convencional, que privilegia somente a arte da interpretação. No Jovem em Cena, todas as pessoas participantes têm oportunidade de vivenciar, além da interpretação, as diversas funções necessárias para um espetáculo acontecer, como direção, dramaturgia, figurino, sonoplastia, entre outras. É uma proposta voltada ao público jovem, mas não restrita a essa faixa etária. Todo mundo que se interessar, tiver curiosidade de fazer um curso de teatro, e for maior de 14 anos pode se inscrever para participar e serão muito bem-vindos”, explicou Fabiano Lodi, coordenador artístico do projeto.

 

Sobre o professor:

Fabiano Lodi é diretor teatral, com experiências também como ator, produtor e professor. É Mestre em teatro pela UNESP e graduado em Artes Cênicas pela UDESC. Vem realizando diferentes projetos artísticos e formativos pela Leneus Produtora de Arte, que fundou em 2010 em São Paulo. Participou de atividades teatrais coordenadas pela SITI Company, em Nova York (2011) e do programa de aprimoramento técnico do Método Suzuki, no Japão (2014). Publicou “O livro dos Viewpoints” (Editora Perspectiva/2017), de Anne Bogart e Tina Landau, projeto do qual foi integrante da equipe de tradução. Seus trabalhos recentes incluem: “Rádio Cassandra” (2022); “C4V4L0 D3 TR014” (2021); “Mercado Branco” (2019); “Os Guardas do Taj” (2018); “Terra à Vista” (2016) e “A Sapateira Prodigiosa” (2015). Atualmente é artista docente no curso técnico de Direção da SP Escola de Teatro, no curso de Pós-Graduação em Educação do IBFE-SP (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) e coordenador artístico dos projetos “Jovem em Cena” e “Treinos Públicos”.

 

Serviços

Projeto “Jovem em Cena 2” – dias 12, 19 e 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro.

  • Turma 1 (8h – 12h): Pontinho de Cultura Zona Leste “Profa Eliza Poltronieri Semeghini” – Rua Conde Álvares Penteado, 500 – Mirante.
  • Turma 2 (13h – 17h): Centro Cultural “Profº Lauro Monteiro de Carvalho e Silva” – Av. Santo Antônio, 430 – Centro.

  

Comentários