Movimento pela Inovação incentiva novos projetos no Estado

Transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, essa é a missão do Movimento pela Inovação, iniciativa da Desenvolve SP para incentivar o investimento em inovação no estado de São Paulo. Lançado em junho deste ano, o projeto, que já percorreu seis parques tecnológicos em diferentes regiões do Estado, conta com o apoio de diversas instituições ligadas à pesquisa, tecnologia e inovação.

Em 2015 foram realizados seis encontros, nas cidades de São Carlos, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Piracicaba e Campinas, atendendo 278 empreendedores. Durante os eventos, uma equipe técnica da Desenvolve SP prestou atendimento individual aos empresários e pesquisadores para indicar o melhor apoio, que vai desde uma linha especial de financiamento e subvenção (não reembolsável), até aportes via venture capital, por meio de Fundos de Investimento em Participações, ou apenas indicar um parceiro para ajudar o empreendedor desenvolver melhor seu projeto de inovação.

Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, destaca que apesar de São Paulo já ser o Estado com mais projetos inovadores do País, é preciso fazer mais.  “Percebemos que era necessário ir onde a inovação está. Sair a campo, buscar novos projetos, despertar o interesse não só dos empresários, mas também do mundo acadêmico para encontrar projetos que estão, muitas vezes, parados nas universidades e centros de pesquisa e trazê-los para o mercado”, diz. E indica que o Movimento deve continuar a todo vapor em 2016. “Ainda há muitos bons projetos que precisam de apoio, de um incentivo ou de uma orientação”.

A ação conta com a parceria de importantes entidades, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Inova Paula Souza, Sebrae-SP, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de fundos de investimento e parques tecnológicos, entre outros. Nesta primeira fase, foram 53 projetos encaminhados à Desenvolve SP e 85 para os parceiros.

“A Inova Paula Souza é parceira ativa do Movimento pela Inovação oferecendo oportunidades para que o capital humano do Centro Paula Souza possa apoiar startups, micro, pequenas e médias empresas a planejar e construir seus projetos inovadores.”, diz Oswaldo Massambani, diretor da instituição.

“É a primeira vez que vejo uma agência de fomento vir até às empresas buscar projetos, foi uma grata surpresa. Recebemos 62 empreendedores aqui no parque, que agendaram e foram atendidos de uma maneira muito eficiente. Esse contato direto é muito importante”, diz Sylvio Goulart Rosa Junior, diretor-presidente do ParqTec – Parque Tecnológico de São Carlos .

Para dar suporte ao Movimento, foi criada uma página na internet (http://www.desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao/) com a data dos eventos, notícias, apresentações, vídeos e entrevistas. No site também está disponível a ferramenta interativa “Guia Rápido do Movimento pela Inovação”, com informações e dicas práticas para empresários e pesquisadores encontrarem o apoio correto para desenvolver seu projeto inovador.

 

Comentários