Museus recebem orientação sobre expografia

Na tarde de quinta-feira, 7, os funcionários dos museus de História Natural, Histórico e Pedagógico e da Casa Menotti Del Picchia participaram de uma palestra sobre Projetos Expográficos ministrada pelo museólogo Ivanei da Silva, da Poiesis (órgão da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e responsável pelos museus Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade. Além dos servidores dos museus itapirenses, também estiveram presentes representantes das cidades de Engenheiro Coelho e Mococa.

Durante a explanação, Silva trouxe sugestões acerca do uso ideal do espaço museológico e utilizar de maneira criativa o espaço de cada museu para a montagem de exposições de longa duração e temporárias. O encontro também proporcionou um bate-papo e uma troca de experiências dos profissionais da área museológica sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos museus do interior paulista envolvendo gestão, curadoria, atendimento e, em sua grande maioria, falta de número suficiente de funcionários e verbas para a manutenção dos prédios e curadoria das exposições.

Após a palestra, que durou cerca de três horas, o palestrante e os convidados fizeram uma visita técnica aos museus de História Natural, Museu Histórico e Pedagógico e Casa de Menotti Del Picchia, onde puderam avaliar cada caso, sugerir mudanças e melhorias para cada um.

 

Comentários