Mutirão do Outubro Rosa zera fila de espera por exames de mamografia em Holambra

No mês de outubro, 170 mulheres holambrenses foram beneficiadas pelo mutirão de exames do Outubro Rosa, zerando a fila de espera por exames de mamografia. A iniciativa, idealizada pelo prefeito Fernando Fiori de Godoy, ampliou em mais de 400% o número de atendimentos realizados em clínica local nesse período de campanha. Atualmente, 25 moradoras que fizeram o agendamento em outubro, com o mutirão em andamento, aguardam pelo exame. Elas serão atendidas esse mês.

A realização de exames de mamografia na cidade é resultado de parceria firmada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CISMETRO, com a Clínica Maraton, de Holambra. Além dela, o município é assistido em exames dessa natureza por hospitais públicos da região com transporte gratuito oferecido pelo departamento municipal de Saúde.

“Oferecemos 40 exames mensais de mamografia na cidade, além de procedimentos em hospitais de referência como o Ambulatório Médico de Especialidades de Amparo, inaugurado esse ano”, conta o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias.

Além do mutirão, o setor desenvolveu ao longo do mês de outubro ações de conscientização nas unidades básicas de Saúde e na Policlínica Municipal. Materiais impressos com orientações acerca do autoexame das mamas foi distribuído aos moradores.

De acordo com Valmir, o empenho dos servidores foi fundamental para o sucesso do mutirão.  “Trabalhamos fortemente para organizar e agendar as consultas na ordem de espera para que ninguém fosse prejudicado. Tudo dentro do mês. Esses 170 exames são fruto de um importante trabalho de busca incessante do prefeito por novas parcerias nos últimos anos”, completa o diretor.

As unidades de saúde de Holambra oferecem gratuitamente consultas com médicos para acompanhamento regular da saúde da mulher. Os postos de atendimento dispõem de profissionais para orientações necessárias à prevenção do câncer.

Matéria: ASCOM

 

Comentários