Mutirão uniu moradores, escola e entidades em coleta de materiais

Uma “Coleta Inteligente” de entulho, móveis, materiais recicláveis, óleo usado e lixo eletrônico, como o evento é denominado, foi realizada em sete bairros de Mogi Guaçu no sábado, dia 19, das 7h00 às 11h00. O mutirão teve apoio das secretarias de Serviços Municipais e de Meio Ambiente.

A iniciativa é do Senac, por meio dos programas “Ecoeficiência” e “Rede Social”, e conta com a participação da Escola “Benedita Nair Xavier Vedovello” e da Unidade de Saúde do Jardim Santa Terezinha. Também participam as entidades Eco 21 e Exército de Cristo Valentes de Davi, que cuida do Jardim dos Lagos, e as empresas DG Reciclagem e Reversa.

O trabalho, que teve ajuda de moradores, foi realizado nos bairros São Camilo, São Francisco, Chiorato, Europa, São Pedro e Santa Terezinha I e II. Foram recolhidos entulhos, galhos, móveis, sofás, metal, plásticos, vidros, papelão, lixo eletrônico e óleo de cozinha usado.

Foi pedido ao moradores que o lixo eletrônico e o óleo de cozinha fossem colocados na calçada somente no dia, antes da coleta. Tudo o que foi recolhido teve destino ecologicamente correto. Os projetos para reciclagem do lixo eletrônico e do óleo são da Eco 21, que repassará o material para as duas empresas parceiras.

Do que for arrecadado com a venda desses itens, 50% serão destinados para a APM (Associação de Pais e Mestres) da escola. A Saama encaminhará pilhas, baterias e lâmpadas para reciclagem. A partir desta ação coletiva, a Escola “Benedita Nair Xavier Vedovello” será o primeiro “ecoponto” fixo para coletiva seletiva.

 

Comentários