No primeiro dia de vacinação contra raiva animal, Jaguariúna imuniza 20% dos cães e 22% dos gatos

 Postos montados pela Secretaria de Saúde funcionam em locais conhecidos pela população e resultado inicial corresponde às expectativas; vacinação continua nos dias 9 e 23/11 e dia 07/12.

O primeiro dia da vacinação contra a raiva animal em cães e gatos em Jaguariúna, ocorrida no último sábado, 26 de outubro, registrou a imunização de 1168 cães (20% do total) e 229 gatos (22%) nos diversos postos montados pela Prefeitura. De acordo com o calendário organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação terá continuidade nos dias 09 e 23 de novembro e no dia 7 de dezembro.

Seguindo as metas definidas pelo Ministério da Saúde, que tem como base as campanhas anteriores, Jaguariúna busca vacinar 5.820 cães (cobertura de 80% da população existente) e 1001 gatos (100%). “Nossa meta é manter a cidade livre da raiva animal. Tivemos uma boa arrancada em busca desse objetivo e a vacinação está garantida nas demais datas”, lembra a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

O lema da campanha em Jaguariúna é “Não deixe a raiva matar seu amor” e as recomendações continuam as mesmas: basta levar o cão ou gato de estimação ao posto mais próximo de sua casa e apresentar o Cartão Cidadão. A relação com todos os Postos de Vacinação Antirrábica na cidade pode ser consultada no banner que está em destaque no site oficial da Prefeitura, acessando www.jaguariuna.sp.gov.br Cães ferozes devem ser um conduzidos por pessoa adulta e, de preferência, com coleira e focinheira. Não serão fornecidas doses de vacinas para levar para casa.

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Ivair Oliveira/PMJ

 

Comentários