Novo Museu de História Natural abre ao público com a exposição Amântica

As novas dependências do Museu de História Natural de Itapira – que agora está localizado no interior do Parque Juca Mulato, ao lado do viveiro de pássaros – abrem ao público nessa sexta-feira, 14, com a exposição Amântica. O local permanece aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e domingos das 10h00 às 13h00 com entrada franca. A inauguração oficial do prédio está prevista para o dia 21 de dezembro.

Amântica é uma exposição fotográfica interativa que abordará aspectos ecológicos de dois importantes biomas brasileiros que estão sofrendo acelerada perda de seus territórios: a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. Com curadoria do Museu de História Natural em parceria com a bióloga Rayssa Guinato, da SAMI (Sociedade dos Amigos dos Museus de Itapira), a exposição tem como proposta fazer com que o público consiga aprender mais sobre esses biomas através de painéis educativos, instalações interativas e material fotográfico que abordam aspectos vegetais e animais através de suas semelhanças e diferenças.

As fotos expostas da Floresta Amazônica foram cedidas por fotógrafos que pesquisam sobre esse bioma e disponibilizaram as imagens visando abordar diferentes aspectos das vegetações amazônicas. Já as imagens da Mata Atlântica foram obtidas por fotógrafos profissionais e amadores da cidade de Itapira durante uma saída fotográfica feita em fragmentos de vegetação distribuídos no município de Itapira. Essa saída foi promovida pela SAMI e pelo Museu de História Natural em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo no dia 25 de novembro e contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas. Além da captura das imagens que viriam a compor a exposição, a atividade também visava a interação do público com a natureza local e a educação ambiental no bioma típico da região.

A exposição Amântica permanece em exibição no Museu de História Natural de Itapira até o dia 3 de fevereiro de 2019. Para mais informações sobre essa ou qualquer uma das exposições de longa permanência do museu basta entrar em contato pela página www.facebook.com/MHNITAPIRA ou pelo email museu.historianatural@itapira.sp.gov.br.

 

Comentários