Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) faz concertos nos próximos domingos em Amparo

Espetáculos acontecem no dia 24 de novembro, às 20h, na Catedral Nossa Senhora do Amparo e no dia 1º de dezembro, às 20h30, na Igreja Matriz de São Sebastião, no bairro Ribeirão; apresentações têm entrada gratuita

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA), criada a partir do projeto de iniciação musical gratuito em 2019, se apresenta pela primeira vez ao público nos dois próximos domingos. Os concertos estão marcados para as noites dos dias 24 de novembro e 1º de dezembro em Amparo, interior de São Paulo. A estreia acontece na Catedral Nossa Senhora do Amparo, no domingo (24), às 20h, logo após o término da missa. Depois, no domingo (1), o concerto será na Igreja Matriz de São Sebastião, no Bairro Ribeirão, a partir das 20h30. A entrada é gratuita.

O espetáculo intitulado “No Dia a Dia com a OJCA” traz detalhes de todo processo de criação e desenvolvimento desde o início do projeto. Convidado especialmente para os concertos, Leon Spiandorelli interpreta Adelaide, uma senhora de gosto musical apurado que transporta o público para a complexidade do trabalho realizado durante as aulas.

A personagem fala sobre os instrumentos, as aulas teóricas, as práticas em conjunto e sobre a importância de cada atividade na busca pela educação musical de qualidade. Leon Spiandorelli é natural de Campinas-SP e iniciou os estudos de harpa em 2012, aos 23 anos de idade, no Conservatório “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí-SP.

Seu currículo traz participações em master classes de música ao lado de harpistas renomados como Liuba Klevtsova, Suelem Sampaio, Sasha Boldachey, Jennifer Campbell, Josh Layne e Sole Yaya. Leon Spiandorelli tem ainda estreita ligação com festivais de destaque no Brasil, como o Música nas Montanhas (MG), Munasp (SP) e Festival Sesc de Música (RS), além de ser compositor e arranjador musical.

Além da “viagem” ao dia a dia da Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) o concerto oferece um repertório de músicas eruditas, folclóricas e cantigas. O programa reúne tanto peças simples executadas pelos alunos, quanto obras de referência interpretadas pelos professores.

A mescla desse repertório visa ressaltar o ganho técnico dos futuros músicos durante o aprendizado e o nível que eles possivelmente possam atingir com a continuidade dos estudos, baseando-se na atuação de seus professores, todos profissionais do universo da música clássica.

Apelo social solidário
Os dois espetáculos marcados para a estância hidromineral de Amparo têm um apelo social-solidário e sugerem a doação de alimentos, que serão revertidos para o Educandário Nossa Senhora do Amparo.

A associação foi fundada em 1949 e presta assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade e riscos pessoal ou social. No momento necessita de itens como café, bolachas doces e salgadas, açúcar cristal, achocolatado, leite, suco em pó, entre outros produtos.

OJCA: proposta de difusão do estudo da música
A ideia de formação da Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) surgiu através de integrantes da Orquestra Circuito das Águas (OCA), desativada em 2018. Os objetivos são difundir o estudo da música clássica, levar o aprendizado para pessoas de diferentes classes sociais gratuitamente e, por fim, criar uma orquestra estudantil.

O projeto conta com 28 alunos divididos entre aulas práticas de violino, viola de arco e violoncelo, instrumentos da família das cordas, que ocupam posição principal na formação orquestral. Além disso, desde março de 2019, eles participam de atividades de teoria musical e prática em grupo.

Viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal, a OJCA tem como patrocinadores os supermercados Daólio e Sempre Unidos, Rousselot Gelatinas e Peptan®. A proposta para 2020 é dar continuidade ao trabalho de formação para que ao longo dos anos a orquestra se torne referência musical na região do Circuito das Águas Paulista e amplie a relação cultura com a comunidade.

Serviço
Projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA)
Espetáculo – “No dia a dia com a OJCA
Domingo 24/11 – 20h
Local – Catedral Nossa Senhora do Amparo
Endereço – Praça Monsenhor João Batista Lisboa, 33, Centro, Amparo-SP
Entrada – Gratuita
Domingo 1/12 – 20h30
Local
 – Igreja Matriz de São Sebastião
Endereço – Rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, Bairro Ribeirão, Amparo-SP

 

Comentários