Paganini inaugura sistema de telemetria

Em solenidade na manhã desta sexta-feira, o prefeito José Natalino Paganini fez a inauguração simbólica do sistema de telemetria do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira. Ao lado do presidente da autarquia, José Armando Mantuan, ele apresentou o a vereadores, secretários e convidados o novo serviço, que custou cerca de R$ 500 mil.

Com o sistema de telemetria, técnicos do Saae conseguem ter, na sede da autarquia, informações em tempo real

Com o sistema de telemetria, técnicos do Saae conseguem ter, na sede da autarquia, informações em tempo real

Com o sistema de telemetria, técnicos do Saae conseguem ter, na sede da autarquia, informações em tempo real sobre todo o complexo de tratamento e distribuição de água. É possível, por exemplo, saber exatamente qual o nível de cada reservatório da cidade. Assim, quando necessário, os técnicos podem determinar o acionamento das bombas que abastecem os reservatórios. Em breve, este acionamento também será feito da sala de telemetria, sem a necessidade de deslocamento de funcionários até os locais. O sistema também monitora todas as fases de tratamento de água, desde sua captação no Ribeirão da Penha até o envio para a rede de distribuição.

Segundo explicou Mantuan, uma das grandes vantagens do novo sistema é evitar o desperdício de água e de insumos como produtos químicos e energia. Até antes da instalação do sistema, que já está em funcionamento há poucos dias, as bombas eram ligadas automaticamente, sem que fosse possível verificar minuciosamente o nível de cada reservatório. Em muitas ocasiões, isso provocava transbordamento de água nas caixas d’água do Saae, com grandes prejuízos. “Agora elas serão ligadas apenas quando for realmente necessário e desligadas no momento preciso”, afirmou.

 

Comentários