Parceria entre UniFAJ, Prefeitura de Jaguariúna e governo da China traz investimento inédito ao município

Uma parceria firmada entre a UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), Prefeitura de Jaguariúna e governo da China vai trazer ao município um inédito projeto de educação, esporte e cultura.

Numa área de 500 mil m2 comprada pelo governo chinês será implantado o primeiro centro de treinamento de futebol do maior país do mundo no Brasil. Apenas outros três países (EUA, Espanha e República Checa) receberam o projeto, que tem como objetivo a revelação de talentos e favorecer o intercâmbio de informações e conhecimentos de todo o universo relacionado ao mercado do futebol.

A Carta de Intenções de Cooperação, para garantir a vinda do projeto que tem validade de 20 anos, foi assinada entre o Instituto Educacional Jaguary, mantenedor da UniFAJ, e o Centro de Serviços de Entrada e Saída Campus Global de Pequim (China).

“A responsabilidade social de uma instituição de ensino superior deve ser medida pelo seu compromisso na condução do exercício de suas funções institucionais – ensino, pesquisa e extensão – e no planejamento e gestão acadêmico-administrativos”, declara o reitor da UniFAJ, professor Dr. Ricardo Tannus. “Para isso, são necessárias a competência e a eficiência da comunidade acadêmica, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região em que está inserida, com projetos como esse que promovam a cidadania e a difusão de tecnologias sociais, trabalhando em temas que tenham impacto na melhoria da qualidade de vida da comunidade e que sejam particularmente ligados aos cursos e programas de educação superior ofertados”, comenta.

O documento estabelece a cooperação educacional, acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições de ensino, a fim de melhor desenvolver e implementar programas e projetos de cooperação. As duas partes vão estabelecer conjuntamente a Academia Internacional de Futebol na China, vão instalar em Jaguariúna o Instituto Internacional de Esportes e o Centro de Treinamento de Futebol de Jovens Chineses.

“Com essa parceria reforçamos nosso projeto de oferecer à comunidade, além de ensino superior de qualidade, ações que promovam o desenvolvimento sociocultural. Essa iniciativa soma-se às demais que temos com importantes instituições de outros países”, destaca o diretor acadêmico de unidade, professor Flávio Fernandes Pacetta.

“Hoje em dia é muito importante que as instituições de ensino se mantenham atualizadas sobre o que está acontecendo no mundo e se adaptem às mudanças que ocorrem todos os dias. Essa parceria com a China é uma prova de que a UniFAJ está caminhando junto com essas mudanças, é um passo enorme, importantíssimo e de muito sucesso que demos”, reforça Caroline de Rosso, responsável pelo Departamento Internacional da UniFAJ.

Para o desenvolvimento do projeto, os parceiros vão desenvolver conjuntamente cursos nas áreas de saúde/esportes, com foco em cursos, livros didáticos e sistemas de treinamento adequados para o treinamento de professores de futebol escolar chineses, com o objetivo de treinar professores e treinadores de futebol escolar para a China. Vão ainda lançar atividades de acampamento de inverno e de verão de futebol para jovens; desenvolver projetos e atividades de interesse comum nas áreas de ensino, pesquisa e divulgação, trocam conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas e fornecem informações e publicações acadêmicas; desenvolver atividades de intercâmbio entre professores e alunos, proporcionar aos professores e alunos de intercâmbio livros, equipamentos, experiências, facilidades cotidianas etc., a fim de melhor concluir as tarefas e metas da visita de estudo.

“Estamos muito felizes por Jaguariúna firmar essa parceria inédita com o país dono da maior economia do mundo e receber esse investimento grandioso que certamente irá gerar muitos benefícios para a nossa cidade”, comemora o prefeito da cidade, Gustavo Reis.

 

Comentários