Parlamento da RMC discute sistema de regulação de vagas

Foi assinada moção de apelo ao Secretário Estadual de Saúde pela criação de uma Central Regional de Regulação

Os vereadores de Holambra Janderson Ribeiro(Chiba) e Edison da Farmácia participaram na última sexta-feira, dia 10, da 2ª reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, realizada na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. O principal tema discutido foi o Sistema de Regulação de Vagas do governo do Estado.

A diretora do DRS7, Dra. Mirella Povinelli, detalhou o funcionamento do sistema e os critérios da regulação de vagas através do Sistema CROSS, Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, que realiza entre outras ações procedimentos de média e alta complexidade através do sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado de São Paulo.

Durante o encontro foi assinada moção de apelo ao Secretário Estadual de Saúde, José Henrique Guermann Ferreira, pela criação de uma Central Regional de Regulação. Atualmente, para fazer um agendamento pelo sistema, os 20 municípios que compõem a RMC precisam recorrer ao Sistema CROSS, cuja regulação é feita em São Paulo; com a mudança, a gestão passaria a ser regional.

A CROSS foi criada no Estado de São Paulo em 2011 e o órgão conta com mais de 300 funcionários, dos quais 120 médicos. O objetivo é regular o acesso do usuário aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) e prover, a partir da necessidade desse usuário, os recursos necessários para a assistência à sua saúde no tempo oportuno, sejam eles na área ambulatorial, urgência, internações hospitalares e cirurgias.

Sobre o Parlamento

O Parlamento é uma associação das 20 Câmaras Municipais que compõe a RMC, foi criado em 2005 com o objetivo de promover integração administrativa, econômica e social entre os municípios.

 

Comentários