“Posse Amarela: Todos a favor da vida”, visa conscientizar sobre prevenção do suicídio

Por Anderson Oliveira

Marcando o mês da conscientização à prevenção do suicídio, conhecido como Setembro Amarelo, acontece na noite desta sexta-feira, dia 21, em Santo Antonio de Posse, a ação Posse Amarela: Todos a Favor da Vida, evento que tem como intuito acolher, debater e levar informação sobre o tema para toda população.

Conforme conta Beatriz Machado, umas das organizadoras da ação, a iniciativa de realizar um evento com este foco, nasceu devido a necessidade de falar sobre o suicídio que ainda persiste sendo tema pouco discutido na sociedade.

“Infelizmente esse assunto não tem tomado sua devida importância, não só na cidade, mas também em todo o mundo. Foi pensando nisso, que criamos esse evento em prol à essa causa, que além de entreter o público com muita música e arte da melhor qualidade, vai também informar e acolher quem estiver passando por um momento delicado”.

Com extensa programação, o evento contará com uma palestra da psicóloga da Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Posse, Iramaia Massoni, informando ao público sobre os principais transtornos psicológicos, além de esclarecer dúvidas a respeito do tema.

Além da palestra, outras atrações estão inclusas na programação como as apresentações das bandas Linkin Theory (Linkin Park Cover) de Mogi Guaçu e Persevere Hardcore de Artur Nogueira, Cadu Santos, Luana Sousa, além dos grupos de dança da Athlética e Will Abreu.

No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a taxa de mortalidade entre pessoas com mais de 70 anos chegou a 8,9 a cada 100 mil habitantes entre 2011 e 2015. A taxa de suicídio também é alta entre os jovens, sendo a quarta maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos no país.

Devido aos números alarmantes divulgados pela organização, serviços como o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), 188, no ar desde 2015, são extremamente importantes no acolhimento e ajuda para prevenção do suicídio. A ligação que é totalmente gratuita, tem cobertura em todos os estados do Brasil, mais Distrito Federal.

Com entrada gratuita, o evento é organizado por Beatriz Machado, Letícia Alves e Jefferson Henrique e conta com o apoio da Backspace Skateshop de Holambra. Posse Amarela: Todos a favor da vida, será realizado na Escola Santo Antonio, a partir das 17h30, com previsão de encerramento para às 22h30.

 

Comentários