Prédio do Centro Dia do Idoso é inaugurado em Mogi Guaçu

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, dia 21, o prédio do Centro Dia do Idoso, que atende 34 idosos no Jardim América. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, compareceu ao evento, representando o governador João Doria.

Participaram o prefeito Walter Caveanha, o vice-prefeito Daniel Rossi, o deputado estadual José Antonio Barros Munhoz, secretários municipais, vereadores Luciano Firmino Vieira, Thomaz de Oliveira Caveanha, Luiz Zanco e Francisco Magela Inácio, o Chicão, entre outros convidados.

Estavam ainda familiares de Clóvis Franco Franco de Almeida, o Tó, nome que foi dado ao prédio construído com investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura de Mogi Guaçu. Desde 2017 o Centro Dia do Idoso funciona neste imóvel do Jardim América.

O Centro Dia do Idoso é um serviço que compõe a rede socioassistencial dos municípios e é classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, idosas e suas Famílias pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).

A unidade atende até 34 idosos e oferece serviços de atividades de convívio, acolhida, escuta, articulação com a rede socioassistencial, construção de plano individual e/ou familiar de atendimento, palestras, eventos, grupos socioeducativos e reuniões com as famílias.

O público atendido pelo Centro Dia é de idosos de ambos os sexos com idade igual ou acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, independentes ou semi-independentes, cujos familiares trabalham ou estudam e, por isso, não podem fornecer cuidados necessários de maneira integral a eles.

HOMENAGENS

A secretária Municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, representando a família do homenageado, fez um emocionante relato sobre a vida de Tó, que foi jogador de futebol profissional e que se dedicou à cidade durante toda a sua vida.

O vereador Luciano Vieira, o Luciano da Saúde, emendou o discurso dizendo que quando lágrimas correm, é sinal que a vida de quem foi citado valeu à pena. “E isso pude comprovar vendo as pessoas emocionadas enquanto a Clara discursava sobre o seu pai”, disse.

O prefeito Walter Caveanha disse que a energia que Tó teve como jogador e como guaçuano serve como inspiração para o funcionamento do Centro Dia do Idoso. Ele também parabenizou a cada um dos participantes deste programa.

“É emocionante ver o carinho, a força de vontade, a energia presente neste espaço. Espero que daqui possamos espalhar esta energia para novos projetos iguais a este”, disse.

O deputado Barros Munhoz elogiou o trabalho desempenhado pelo prefeito Walter e por toda a sua equipe. E também fez elogios à conduta da secretária Célia Parnes e do governador João Dória, que tem dado amplo apoio aos municípios.

Em seu discurso, a secretária fez questão de elogiar o carinho da família de Clóvis de Almeida e também defendeu o projeto do Centro Dia do Idoso, que é referência por oferecer serviços aos idosos enquanto suas famílias passam o dia trabalhando em busca de sustento.

A solenidade de inauguração contou ainda com a apresentação do coral do Centro Dia do Idoso e teve a estreia da Banda Teen da Corporação Municipal “Marcos Vedovello”, formado por jovens que participam da iniciação na música.

 

 

Comentários