Prefeitura de Holambra amplia horário de PSFs para atender moradores com sintomas de Dengue

A Prefeitura de Holambra irá, a partir desta quinta-feira, dia 7 de março, ampliar o horário de funcionamento nos PSFs para atender moradores com sintomas leves de Dengue. As unidades do Imigrantes e do Santa Margarida irão funcionar entre 17h e 19h, de segunda a sexta, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h, para receber exclusivamente estes pacientes. Em caso de sintomas graves a recomendação é procurar imediatamente a Policlínica Municipal (confira abaixo informações sobre sintomas). Todos os postos, durante o horário regular de funcionamento, seguem atendendo simultaneamente agendamentos de rotina e da doença.

“Essa medida é um passo importante para garantir que todos tenham acesso mais rápido e eficiente aos cuidados necessários”, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “Vale ressaltar que durante o horário normal de funcionamento das unidades, o morador deve procurar o PSF mais próximo de casa, que atenderá agendamentos de rotina e também casos de dengue, simultaneamente. O que ocorre agora é uma ampliação no horário, para atender apenas casos de dengue entre 17h e 19h e aos sábados e domingos”.

Ainda segundo ele, a ação será realizada até que haja uma redução dos casos de dengue do município. A cidade contabiliza este ano 127 casos da doença.

Sintomas leves (Atendimento no PSF):
– Febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dores no corpo e articulações
– Fraqueza
– Coceira na pele

Sintomas graves (Atendimento na Policlínica Municipal):
– Dor abdominal intensa
– Vômito persistente
– Respiração acelerada
– Sangramento de mucosas, boca, fezes e urina ou outras hemorragias
– Agitação ou confusão mental
– Convulsões