Prefeitura de Jaguariúna supera meta da primeira fase da vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Jaguariúna superou a meta de vacinar 90% dos idosos na primeira etapa da campanha nacional contra a gripe, que se encerra nesta quarta-feira, dia 15 de abril. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até terça-feira (14), foram aplicadas 5.689 doses para o público acima de 60 anos de idade, o que  representa 115% da totalidade prevista de pessoas a serem vacinadas. Outras 1.012 doses foram aplicadas em profissionais da saúde (80% da meta).

A segunda fase da campanha começa nesta quinta-feira, dia 16 de abril. Serão vacinados: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, além de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Já na terceira e última etapa da campanha (09/05) serão vacinados: professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

A orientação é para que as pessoas levem a carteira de vacinação. Os portadores de doenças crônicas também devem apresentar a prescrição médica que justifique que ele está apto para tomar a dose da vacina.

A vacinação contra o vírus Influenza acontece em nove unidades básicas de saúde (UBSs) de Jaguariúna. O sistema “drive-thru”) de vacinação, em que o usuário não precisa descer do carro para ser vacinado, ocorre em três unidades: Roseira de Cima, Nova Jaguariúna e Parque Florianópolis.

A dose da vacina contra a gripe oferecida pelo Ministério da Saúde não protege contra o coronavírus.

 

Comentários