Prefeitura e SENAR iniciam parceria para desenvolvimento do Roteiro de Turismo Rural

A Prefeitura de Holambra e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) anunciaram essa semana o início de uma nova parceria voltada ao desenvolvimento do Roteiro de Turismo Rural da cidade. A iniciativa oferecerá a pequenos, médios e grandes produtores locais treinamentos mensais e gratuitos voltados à identificação de vocações comerciais, à estruturação de negócios e à exploração de novos serviços.

A intenção, segundo a diretora municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Alessandra Caratti, é incentivar o empreendedorismo e estabelecer um roteiro rural que permita a descentralização da atividade turística e a geração de um complemento de renda aos produtores holambrenses.

A primeira ação da parceria, que começou a ser costurada no final do ano passado, está prevista para fevereiro. Será uma palestra de introdução do programa que será desenvolvido em Holambra voltada a agricultores, empresários e comerciantes do trade turístico. A data e local serão divulgados na próxima semana.

“Temos em Holambra um caso de sucesso, o Rancho da Cachaça, que participou do treinamento do SENAR e hoje desenvolve um belo trabalho, com resultados muito positivos”, explicou o instrutor Eduardo Bettin, do SENAR. “O que faremos com a Prefeitura é levar essa mesma capacitação e conscientização a respeito das oportunidades do turismo rural a outros produtores dos mais diversos setores. Queremos identificar propriedades com potencial e treinar as pessoas para que esse potencial possa ser explorado”.

Serão, ao todo, nove meses de ações mensais, de março a dezembro, com diferentes temáticas e abordagens.

“Nossa meta é encontrar e criar novos produtos que acrescentem à diversidade turística de Holambra”, comentou Alessandra. “O engajamento, em especial dos produtores e dos agentes de turismo receptivo, é fundamental para o sucesso do projeto”.

SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1993 e administrada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, com o objetivo de implantar, organizar, administrar e executar, em todo o território nacional, a formação profissional rural e a promoção social.

senar1

  

Comentários