Prefeitura finaliza revitalização da Praça da Matriz

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse, através da Diretoria de Cultura e Turismo e com realização da Diretoria de Serviços Públicos, finalizou o trabalho de revitalização da Praça Coronel David Baptista, popularmente conhecida como Praça da Matriz.

Iniciada em abril, a obra de recuperação do espaço público visa proporcionar um espaço adequado de interação e bem-estar aos possenses e contempla um novo projeto que se iniciará em 20 de junho: a Feria da Lua, que será realizada no espaço da Praça da Matriz.

O projeto de revitalização incluiu ações de paisagismo, na qual as antigas folhagens e plantas foram substituídas por novas espécies apropriadas para os locais onde foram plantadas. Dessa forma, as flores que necessitam de maior incidência de luz foram alocadas nos espaços que recebem maior luz solar durante o dia e as que se desenvolvem melhor na sombra, foram plantadas nos locais com menor incidência de luz. Esse trabalho garantirá, juntamente da jardinagem, uma vida mais longa as flores.

O coreto também passou por uma reforma, teve seu telhado e forro trocados, recebeu nova pintura e um sistema de som foi instalado para funcionar diariamente com música ambiente e divulgar ações realizadas no município. O autofalante usado no coreto foi doado pela filha do saudoso Zezinho do Estúdio e passou por um processo de restauração para que pudesse voltar ao seu local de origem, relembrando os tempos áureos de música e namoro na praça.

Além disso, 27 luminárias foram restauradas e receberam enfeites de cestas com flores, todas com acabamento em bambu, produzidas por um artesão possense. Placas com mensagens e bordões de figuras conhecidas no município como o Maraco, Zezinho do Estúdio, os taxistas Miguelzinho e Belardo, entre outros, também foram colocadas nos jardins.

Para finalizar, a praça passou por um processo de limpeza geral e, após as festividades da Igreja Matriz, duas mesas serão instaladas para que as pessoas possam se divertir com jogos de mesa como xadrez e dama.

  

Comentários