Prefeitura inicia obras de aproveitamento de água da chuva em Escola Municipal

A escola municipal Parque dos Ipês terá um sistema próprio de aproveitamento da água da chuva. Entre os objetivos da iniciativa estão a diminuição do uso de água do sistema de abastecimento da cidade, a redução de custo e a sensibilização ambiental dos alunos e da população.

O investimento, de cerca de R$ 75 mil, é fruto de convênio firmado pela Prefeitura com o Governo do Estado – um recurso viabilizado em reconhecimento ao esforço do município no desenvolvimento de ações voltadas à preservação do meio ambiente. A unidade de ensino, que fica na região central de Holambra, será o primeiro prédio público da cidade a contar com o sistema. Outro convênio, que contempla a Policlínica Municipal com melhoria semelhante, também já foi assinado pelo prefeito Fernando Fiori de Godoy.

As obras na escola começaram na última semana e devem ser concluídas até o final do ano. A chuva vai passar a ser recolhida no telhado e, depois que as impurezas forem removidas, o líquido será usado para a lavagem dos pisos e para a regar o jardim da escola.

De acordo com o diretor municipal de Meio Ambiente, Nilson Marconato, a estimativa é de que o valor da conta de água do local caia significativamente. A diretora municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano e Rural, Elisa Pennings, diz que a idéia é instalar o sistema em outros prédios da cidade. “Estamos nos empenhando para dar início, assim que possível, à implantação do sistema de reuso da água das chuvas na Policlínica Municipal. Dessa forma, passaremos a ter dois modelos desse sistema como exemplo para ser replicado futuramente”.

Marconato reforçou que a necessidade de procurar alternativas de captação de água são enormes. “A demanda é grande e a disponibilidade é pequena. Vai ser um exemplo a ser seguido”.

Matéria: ASCOM

 

Comentários