Prefeitura lança Calagem de Outono com evento para agricultores nogueirenses

Evento acontece em 15 de março e contará com instruções técnicas e práticas de como melhorar a fertilidade dos solos; saiba como participar

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com a CATI, promove a 4ª edição da Calagem de Outono. O evento de lançamento acontecerá na próxima sexta-feira (15), das 8h às 12h, na Fazenda Maná.

De acordo com o titular da pasta, Odair Boer, a calagem é uma prática fundamental para combater a erosão e corrigir a acidificação dos solos, especialmente nesta região. “A calagem, nada mais é, do que a aplicação de diferentes tipos de calcário, como calcítico, magnesiano e dolomítico, de acordo com a necessidade do solo”, completa.

Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia na Casa de Agricultura, que está localizada na rua Nossa Senhora das Dores, nº 326, no Centro, ou pelo telefone (19) 3877-2898. A participação no evento é gratuita.

O prefeito Lucas Sia (PSD) destaca o apoio constante que a gestão dá à agricultura nogueirense. “Nosso compromisso contínuo é apoiar e incentivar o desenvolvimento da cidade em todos os sentidos, inclusive ao fornecer orientações e recursos necessários para que os agricultores locais prosperem”, diz.

A ação tem apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e patrocínio da Sicredi e da Yara Brasil.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Abertura: Odair Boer (secretário de Agricultura) e Diego Barrozo (Zootecnista e diretor técnico de divisão da CATI regional de Mogi Mirim);
Apresentação do programa Solo + Fértil: Engenheiro agrº Vinicius Sampaio do Nascimento;
Palestra 1: A prática da calagem como um investimento em produtividade – Eng.º Agr.º PhD. Heitor Cantarella;
Patrocínio 1: Yara Brasil;
Palestra 2: Práticas para conservação do solo – Eng.º Agr.º Luiz Dias de Sá;
Patrocínio 2: Sicredi;
Informes: DIPAM;
Apresentação em campo: Regulagem de máquinas e qualidade de aplicação – Eng.º Agr.º Dr. Afonso Peche Filho;
Encerramento

AÇÕES COM FOCO NA CALAGEM

Caracterizado como um período de transição, com chuvas brandas e umidade do solo adequada, a época do outono é considerado ideal para a correção dos problemas de acidez, assim como para a realização de práticas mecânicas de mobilização, permitindo a incorporação dos corretivos e manutenção das práticas conservacionistas.

Neste contexto, as atividades de assistência técnica e extensão rural da Secretaria de Agricultura de Artur Nogueira estão focadas em ações de orientação, prestações de serviço e capacitação específica neste tema durante a campanha.