Projeto de Lei que define área de expansão urbana deve ser votado no início de setembro

O Projeto de Lei Complementar 010/2017, que prevê a inclusão de área de expansão urbana no Plano Diretor do município, deverá ser votado na próxima sessão da Câmara, marcada para o dia 4 de setembro. A decisão foi tomada na sessão da última segunda-feira, dia 21 de agosto, após consenso entre os vereadores em adiar a votação do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – formada pelos vereadores Jacinta Heijden(PSDB), Lucas Simioni(PP) e Jesus da Farmácia(PSD) – que exarou posição favorável ao PLC com relação à legalidade. Atendendo à solicitação da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, o adiamento foi acolhido de forma unânime a partir de compromisso dos membros dessa comissão –Aparecido Lopes(Cido Urso-PTB), Eduardo da Silva(Pernambuco-PSD) e Mauro Sérgio (Serjão-SD) – de votar ambos os pareceres na próxima sessão.

Audiências públicas promovidas pelo Executivo e pelo Legislativo debateram a  expansão urbana da área de 30 mil metros quadrados às margens da HBR 167, onde deverá  ser construído o hotel Boulevard Business Convention Center. Para evitar que o terreno seja utilizado para outra finalidade, foi aprovada emenda ao projeto buscando assegurar que o local terá como fim único e exclusivo a implantação de empreendimento hoteleiro. Ratificada por todos os vereadores, a emenda prevê ainda que a construção deverá ocorrer até dezembro de 2020, caso contrário a Lei determinando a expansão urbana deverá ser revogada.

Outras aprovações

Durante a sessão, foi aprovado o PL021/2017, de autoria do Executivo, que prevê a amortização do déficit atuarial do Instituto de Previdência Municipal dos Servidores Públicos de Holambra(IPMH). O aumento da alíquota da contribuição patronal deverá manter o equilíbrio financeiro das contas do instituto sem alterar a contribuição previdenciária dos servidores.

Também foi aprovado requerimento de autoria da Mesa Diretora determinando a formação de comissão para estudos e revisão da Lei Orgânica do Município. A comissão será composta por todos os vereadores.

Duas representações protocoladas no Legislativo pelo munícipe Giovane do Rosário Maia passaram por leitura na íntegra. A primeira acusava o prefeito Fernando Fiori de Godoy de “improbidade administrativa” por suposto pagamento irregular de salários a sua esposa e primeira dama do município, Diva de Souza Godoy. Em parecer técnico analisando a admissibilidade da representação, o departamento jurídico do Legislativo disse entender que os fatos apontados “não podem ser julgados pela Câmara de Vereadores já que se referem a possíveis atos de improbidade administrativa, que só podem ser julgados e processados pelo Poder Judiciário”, de acordo com a Decreto Lei (Federal) 201/67 e o artigo 324 do Regimento Interno do Legislativo.

Arquivamentos

Seguindo o parecer, seis vereadores votaram pelo arquivamento da representação: Jacinta Heijden, Lucas Simioni, Jesus da Farmácia, Mario Sitta(PSDB), Edison da Farmácia(PV) e Naiara Hendrikx(PMDB). Cido Urso, Pernambuco e Serjão se manifestaram de forma contrária ao arquivamento.

Com o mesmo rito e igual votação, a segunda representação, que acusava o prefeito de “uso de poder político e econômico e mau uso do dinheiro público”, também foi arquivada após leitura e apresentação de parecer jurídico com teor similar ao primeiro. A representação apontava supostos gastos excessivos com despesas na área de comunicação.

Sete indicações foram apresentadas pelos vereadores. Jacinta Heijden solicitou à Mesa Diretora da Câmara a compilação das Leis vigentes no município. Cido Urso pediu ao Executivo a eliminação das depressões que existem frente ao Banco do Brasil e acumulam água em dias de chuva. Solicitou também a implantação de academia ao ar livre adaptada para pessoas com necessidades especiais na sede do Naott.

A presidente da Câmara, Naiara Hendrikx, solicitou a limpeza das cacimbas utilizadas para contenção de águas pluvias localizadas às margens das estradas rurais, que estão assoreadas. Já Lucas Simioni pediu a instalação de cobertura na área do parquinho da creche localizada no Fundão, além da retirada de tronco de árvore que se encontra próximo ao portão de entrada da mesma unidade. Jesus da Farmácia solicitou a construção de rotatória no encontro da rua Van Acken e Avenida Eltink, na entrada do bairro Imigrantes, visando evitar acidentes que vem acontecendo no local.

Matéria: Jorge Lander

 

Comentários